Recurso do BNDES segue travado

Escrito por Redação ,

O governador Camilo Santana teve nova reunião na última sexta-feira (15) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi tentar destravar a liberação de R$ 1 bilhão pelo banco, com o objetivo de retomar as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor). A assessoria de imprensa do governador informou que o presidente se comprometeu a "fazer o possível" para liberar os recursos, já aprovados pela instituição financeira, mas não deu previsão para isso.

Essa foi a terceira vez que o governador se reuniu com a presidência do BNDES neste ano para tratar do impasse relacionado às obras. A primeira vez havia sido com a então presidente Maria Silvia Bastos.

Em julho, Camilo Santana se reuniu Paulo Rabello para tratar sobre o mesmo tema, mas também não recebeu um posicionamento concreto de quando o recurso seria liberado.

"O presidente se mostrou muito receptivo ao nosso pleito e se dispôs a colocar essa liberação dos recursos como prioridade e como objetivo para o banco", disse o chefe do Executivo estadual, após realizar o primeiro encontro com Rabello.

Iniciada em 2013, a construção da Linha Leste do Metrô está parada desde o início de 2015. Na época, a paralisação se deu por conta de uma reformulação societária articulada pelo consórcio Centeco-Acciona, que executava os serviços. Um novo consórcio foi composto pelas empresas Acciona e Marquise. Entretanto, faltaram verbas federais para as execuções, que permanecem paradas até hoje e sem previsão de retomada.

Obra

Quando concluída, a Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá 13,2 km de extensão, sendo 12,4 km subterrâneos e 0,8 km em superfície, ligando o Bairro Tirol, passando pelo Centro até o Bairro Edson Queiroz. A linha, implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), tem previsão de atender cerca de 400 mil usuários por dia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.