Presidente receberá empresariado

Escrito por Yohanna Pinheiro - Repórter ,
Legenda: Para Deusmar Queirós, do grupo Pague Menos, é necessário que o governo não aumente os impostos

A presidente Dilma Rousseff (PT) reservou parte da agenda a ser cumprida hoje para se reunir com o setor produtivo cearense, a exemplo do que já fez em outros estados. Além da presidente, também devem participar do encontro os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Nelson Barbosa (Planejamento) e Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

> Dilma encontrará demandas de setores que estão 'no limite'

O encontro está marcado, conforme a agenda da presidente, para 17h, no Centro de Eventos do Ceará, e deve reunir os maiores empresários do Estado.

Integram a lista o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart; o controlador do grupo M. Dias Branco, Ivens Dias Branco, o sócio majoritário da Durametal, Fernando Cirino; o presidente do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira; e o controlador do Grupo Pague Menos, Deusmar Queirós, entre outros. A ação faz parte de nova estratégia adotada pelo Planalto para se aproximar do setor e elevar a popularidade de Dilma, que atingiu o pior nível de aprovação popular em julho.

Paciência

Tanto na reunião com empresários em Salvador, no dia 14, como em Recife, no dia 21, a presidente pediu paciência ao setor produtivo diante do cenário econômico e do quadro de ajuste fiscal. A tendência é que ela traga o mesmo discurso aos empresários cearenses.

Os empresários, entretanto, além de aguardarem soluções para problemas relacionados à carga tributária e à taxa de juros, também devem apresentar reclamações. Na avaliação de Deusmar Queirós, o setor de comércio e serviços não aguenta mais taxas impostas pelo Governo.

"Nessa semana, se falou novamente em volta de CPMF. É um verdadeiro absurdo, vem mais uma ameaça, e desse jeito está indo ladeira abaixo", criticou.

Na avaliação dele, é necessário que o Governo pare de aumentar impostos para que o setor possa produzir. Vilmar Ferreira, por sua vez, afirmou esperar ouvir hoje da presidente Dilma soluções para a alta taxa de juros, além de planos para assegurar a volta do crescimento econômico. Ele ainda destacou ser necessário viabilizar a valorização do real para proporcionar a redução da inflação e consequente perda do poder de compra.

"Pretendo ouvir hoje da presidenta Dilma Rousseff soluções para diminuir a burocratização no Brasil, incentivando a simplificação e o destravamento dos financiamentos para os que querem produzir", afirmou Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), acrescentando ainda que "também quer, efetivamente, a diminuição do tamanho das despesas do estado" .

Dialoga

Após a reunião com os empresários, a presidente participará de mais uma etapa regional do "Dialoga Brasil", plataforma online lançada no fim de julho para receber sugestões da população para aperfeiçoar programas relacionados a áreas como saúde, educação e cultura, segurança e redução da pobreza.

Também devem participar do evento previsto para começar cerca de 18h30 os ministros Arthur Chioro (Saúde), Janine Ribeiro (Educação), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Juca Ferreira (Cultura) e Miguel Rosseto (Secretaria Geral).

Na ocasião, a presidente recepcionará movimentos sociais para apresentar a plataforma e ouvir sugestões da plateia quanto às políticas a serem implementadas pelo Governo.

Demais compromissos

Antes de chegar à capital cearense, a presidente ainda cumprirá agenda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Por volta das 14h30, Dilma Rousseff entregará simultaneamente 480 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) no município, e mais 312 em Maracanaú e 368 em Fortaleza. Inicialmente, foi anunciado que a chefe do Executivo nacional assinaria a ordem de serviço para a construção do lote 4 da Ferrovia Transnordestina, em Lavras da Mangabeira. Contudo, no fim da noite de ontem, a assessoria do Governo do Ceará informou que o compromisso foi cancelado.

O dia da presidente

Lavras da Mangabeira

11h30 - Assinatura da ordem de serviço do lote 4 da Ferrovia Transnordestina
Antigo campo de aviação

Caucaia

14h30 - Entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida
Residencial José Lino da Silveira
Av. São Vicente de Paula, s/n, Jurema

Fortaleza

17h - Reunião com empresariado cearense
18h30 - Dialoga Ceará
Centro de Eventos
Av. Washington Soares,999 - Edson Queiroz

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.