Porto espera dragagem desde 2014; edital deve sair neste ano

Obra é importante para reforçar a atividade turística na Capital e atrair um número maior de cruzeiros marítimos

Escrito por Redação ,
Legenda: Obra vai melhorar as condições de navegabilidade e de atracação de cruzeiros
Foto: Foto: Joana frança

Solicitação encaminhada pela Companhia Docas do Ceará (CDC) ao governo federal ainda em 2014, a dragagem do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, é um projeto que ainda deverá demorar para sair do papel. A indefinição da obra vem gerando impactos negativos para o turismo local, afastando companhias de cruzeiros, que precisam atracar longe do Terminal Marítimo de Passageiros, causando transtornos aos visitantes. A previsão é que o edital de contratação do serviço seja lançado ainda neste ano.

LEIA MAIS

Falta de recursos federais emperra obras no Estado

Em 7 meses, VLT avançou só 5%; Linha Leste parada

Transnordestina: construção paralisada há mais de um ano

Novo atraso adia expansão do Pecém para o fim de 2017

Baixo repasse afeta Cinturão das Águas

Transposição: com embate judicial, STF decidirá retomada

Atualmente, os turistas que chegam à Capital cearense nessas embarcações têm de descer no porto antigo e ir de ônibus até o terminal de passageiros, que recebe eventos como feiras e shows. Representantes da cadeia produtiva do turismo de Fortaleza vêm reclamando do inconveniente, um impasse que causa desinteresse nas companhias de cruzeiro e, consequentemente, prejudica a economia da cidade.

O objetivo da dragagem de manutenção do Porto de Fortaleza é melhorar as condições de navegabilidade e atracação dos navios que embarcam e desembarcam passageiros de cruzeiros. Conforme o edital, as profundidades do canal e do berço deverão ficar acima de 14 metros e de 13 metros, respectivamente.

Relevância

Em março de 2014, quando lançou o edital para a dragagem do Porto de Fortaleza, o governo federal destacou que a construção do terminal de passageiros abriria caminho para a consolidação da atividade turística na região. Por isso, era "necessária a adequação do acesso aquaviário e a manutenção da profundidade do berço para garantir a movimentação dos navios".

O projeto está incluído no Programa Nacional de Dragagem (PND), instituído pela Lei 11.610/2007, criado para reduzir os gargalos que limitam os acessos marítimos aos portos brasileiros.

Certame

A licitação deverá ser feita pelo regime de Contratação Integrada, previsto no artigo 9º da Lei 12.462/2011. O certame compreenderá a elaboração do projeto básico e projeto executivo, a execução dos serviços de dragagem do terminal portuário de Fortaleza, além de todas as demais operações necessárias para a entrega da obra.

Responsável pela administração do Porto de Fortaleza, a CDC informa que já realizou todos os procedimentos necessários à realização da obra e aguarda uma decisão do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Em nota, o ministério informou que "a Companhia Docas do Ceará está realizando as sondagens necessárias para conclusão do projeto básico" e que o edital de contratação da obra deverá ser "lançado ainda neste ano".

Enquanto o projeto não sai, a CDC realiza a recepção dos navios de cruzeiro em seu Berço 105 e TMP (Terminal Marítimo), mediante autorizações expedidas pela Alfândega do Porto de Fortaleza.

Opinião 

Setor do turismo aguarda solução para o problema

Esperamos que o problema da dragagem do Porto do Mucuripe seja resolvido o mais rápido possível, mas temos consciência das dificuldades para que a obra comece diante das incertezas políticas e econômicas. O investimento feito para a construção do novo terminal de passageiros foi muito grande, o equipamento foi feito dentro dos padrões internacionais. Poderíamos estar com o fluxo bem maior de navios de cruzeiro, incrementando a economia local. Mas, infelizmente, esse impasse dificulta as operações.

Eliseu Barros - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.