'Geração de empregos vai seguir firme até dezembro'

Em Fortaleza para o Conotel, Helton Yomura rebateu críticas sobre a reforma trabalhista e exaltou vagas geradas

Escrito por Armando de Oliveira Lima - Repórter ,

A reforma trabalhista continua causando polêmica, mesmo seis meses depois de ter sido aprovada no Congresso. Não à toa, o ministro Helton Yomura (Trabalho) exaltou o quarto mês consecutivo de geração de empregos no País, usando o dado como exemplo de sucesso da nova legislação, e afirmou que espera, "apoiado em dados do Ministério do Trabalho, que o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) seja positivo todos os meses deste ano".

"Aqueles que falaram mal da reforma trabalhista fizeram uma aposta errada e o resultado está aí: tivemos resultados positivos em todos os setores da economia, em todas as cinco regiões do País. E a geração de empregos vai seguir firme até dezembro, oxalá não tenha problema com a economia", declarou em palestra proferida no Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que aconteceu até essa sexta-feira (18), em Fortaleza.

> Ceará tem melhor geração de vagas do NE em abril 

> Regime de trabalho Intermitente beneficia MPE

Sobre a segurança jurídica dos pontos alterados na Consolidação das Leis do Trabalho, o ministro assegurou que "os direitos que estão crismados no artigo 7º da Constituição Federal permanecem inalterados, e não poderia ser diferente porque estamos falando de uma alteração de lei ordinária e não de emenda à Constituição".

Trabalho e turismo

O resultado positivo na geração de emprego no Ceará também foi comemorado pelo ministro, principalmente quando ele falou das expectativas para o mercado de trabalho no setor do turismo. De acordo com Yomura, a mudança na legislação para os trabalhadores de transatlânticos, "calibrando a legislação internacional com a nacional", deve auxiliar na geração de mais vagas no futuro.

"Economicamente, qual o ambiente se está se criando no País? Cruzeiros, voos charters (alugados), que nós também fizemos a mudança da regulamentação. Aqui, no Estado do Ceará, acontece a recuperação do destino de Fortaleza como porta de entrada da Europa, com esse novo hub que vai distribuir voos para todo o Brasil. Tenho certeza que Fortaleza é um grande destino turístico e vai impulsionar ainda mais a geração de empregos", defendeu o ministro, mostrando conhecimento do novo momento econômico vivido pela Capital.

Yomura também contou de uma agenda que prepara em parceria com o ministro Vinicius Lummertz (Turismo), afirmando que ele "foi muito propositivo e provocativo", citando uma legislação a cerca do nicho de produção de eventos e feiras e turismo de negócios.

Defesa internacional

Por fim, para arrematar os argumentos a favor da reforma trabalhista e em defesa do governo federal, o ministro do Trabalho lembrou que deve ir à Genebra, na Suíça, no próximo mês, onde vai fazer a defesa do governo ante denúncias de descumprimento da legislação internacional do trabalho.

"Um ponto que me causa uma certa irritação é a teimosia de querer denunciar a república federativa do Brasil na OIT (Organização Internacional do Trabalho) como país que descumpre a legislação trabalhista internacional", desabafou, observando que este é o segundo ano em que o País corre o risco de estar na lista negra da OIT.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.