Fortaleza deve ter novo voo para os EUA em maio

As companhias aéreas apontadas pelo Governo do Estado, no entanto, ainda não confirmaram a operação da nova rota

Escrito por Redação ,
Legenda: "Eu queria que fosse para a Flórida (Estados Unidos). Estou lutando para isso", ressaltou o secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho
Foto: FOTO: BRUNO GOMES

O secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, afirmou que a Gol e a Delta Air Lines deverão operar um voo direto entre Fortaleza e os Estados Unidos a partir de maio do próximo ano. "A Gol e a Delta têm essa promessa de, a partir de maio, (operar novo voo) para os Estados Unidos. Isso daí é efetivo", assegurou. O titular da Pasta afirma que ainda não está fechada a cidade norte-americana que irá receber a rota proveniente do Ceará. "Eu queria que fosse para a Flórida (Estado dos Estados Unidos). Estou lutando para isso", assegurou Arialdo Pinho.

O titular do Turismo destaca que o potencial de exploração turística do Ceará por norte-americanos poderia ser mais explorado se o visto exigido para se entrar no Brasil fosse digitalizado.

LEIA AINDA:

> Bagagem Expressa  da Gol chega à Capital
> Fortaleza quer ter hub mais eficiente do País; 600 reservas no primeiro dia 
> Impacto nos serviços se compara ao do Cipp e CSP 
> Gol já começou a contratar; efeitos serão avaliados 
> Pinto Martins não vai precisar de intervenções 
> CE quer um aeroporto a cada 100 quilômetros 
 
"Enquanto não tiver o visto americano por site não adianta. Os voos do Brasil que partem para os EUA serão sempre emissivos. Quando nós tivermos o visto eletrônico, aí nós vamos trabalhar o mercado. Nós participamos de duas feiras por ano nos Estados Unidos, e isso poderia ser bem mais abrangente", argumenta. "A pessoa para tirar um visto lá é igual a aqui, tem que ir para uma cidade distante (no Nordeste do Brasil, o visto norte-americano só é emitido em Recife). O americano que tem 140 países para ir, vai viajar para um país onde é preciso tirar visto?", questiona.

A Gol não confirmou, nem negou a informação do secretário sobre o voo para os Estados Unidos. Disse apenas, via assessoria de imprensa, que no momento não tem novidades sobre o assunto e que está concentrando esforços em operacionalizar os voos relacionados ao hub da Air France-KLM em Fortaleza. A Delta Air Lines não se posicionou sobre o assunto.

Segunda vez

Essa é a segunda vez que o governo estadual fala sobre a parceria entre a Gol e a Delta Air Lines para viabilizar um voo direto entre o Ceará e os Estados Unidos. O governador Camilo Santana já havia dito em setembro que a rota irá se concretizar "no curto prazo". O chefe do Executivo estadual também havia acrescentado que mais conexões devem surgir no Aeroporto Pinto Martins nos próximos anos, incluindo destinos na Europa e na América do Sul. O governador prevê que o empreendimento a ser implementado em Fortaleza pela Air France-KLM a partir de maio de 2018 será o hub "com o menor tempo de conexões de todos os centros do Brasil".

Marketing dos voos

Com relação aos trabalhos para a implementação do hub da Air France-KLM e da Gol, lançado ontem no Ceará, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro, disse que o foco da empresa agora são ações de marketing para as vendas dos voos já anunciados, que ligarão a Capital cearense a Paris e Amsterdã. "Isso vai ser feito em conjunto: Estado, Prefeitura e Air France-KLM, e vai ser desenvolvido tanto aqui no Brasil quanto fora. Lá fora, vamos identificar com eles os países prioritários e que tipo de ação vamos desenvolver", explicou o secretário. Cesar Ribeiro disse que participou de uma reunião com os executivos da companhia. "Vamos fazer quantas reuniões forem necessárias para viabilizarmos o projeto da melhor maneira possível. Uma reunião interna nossa ocorre nesta semana e a partir da outra vai começar a se construir a ideia de se fazer o marketing conjugado", acrescentou.

O qu eles pensam

CE colhe frutos do trabalho realizado

"A vinda desse centro de conexões de voos da Air France-KLM e Gol para o Ceará foi fruto de um grande trabalho realizado pelo governador Camilo Santana que, em vez de ficar olhando para o que está acontecendo em Brasília, olhou para fora do País e conseguiu trazer soluções para o nosso Estado. Esse foi um golaço do governador".

Image-0-Artigo-2318000-1

Igor Queiroz Barroso
Diretor institucional do Grupo Edson Queiroz

"Acredito que o hub já devia ter acontecido há muito tempo, porque se você olhar geograficamente, faz todo o sentido que isso seja aqui no Ceará. Mas acho que não tinha acontecido até hoje por uma falta dos fatores que o governo e as empresas conseguiram colocar de pé. É importante para o Estado, é importante para a gente. Acho que vai incrementar o turismo e vai incrementar a economia".

Image-1-Artigo-2318000-1
Eduardo Parente
Presidente da CSP

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.