Fortaleza quer ter hub mais eficiente do País; 600 reservas no primeiro dia

Solenidade realizada, ontem, celebrou a implantação do centro de conexões de voos na Capital cearense

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,

O Estado decolou ontem para um voo que mira o crescimento socioeconômico. Durante o evento de celebração do hub da Air France-KLM e Gol, ontem, em Fortaleza, o diretor geral do grupo franco-holandês para a América do Sul, Jean-Marc Pouchol, comemorou os resultados preliminares das vendas das passagens ao registrar logo no primeiro dia de comercialização, em 23 de outubro, a reserva de 600 assentos de Fortaleza para Paris e Amsterdã. Além disso, as companhias revelaram a meta de fazer do centro de conexões da Capital cearense o mais eficiente do País.

"Começamos na semana passada a venda das passagens. Esta semana vamos poder vender as conexões pela Gol. Estamos muito positivos com os resultados, com os primeiros desempenhos. No primeiro dia já tivemos mais de 600 reservas", acrescentou.

LEIA AINDA:

> Impacto nos serviços se compara ao do Cipp e CSP 
> Gol já começou a contratar; efeitos serão avaliados 
> Fortaleza deve ter novo voo para os EUA em maio 
> Pinto Martins não vai precisar de intervenções 
> CE quer um aeroporto a cada 100 quilômetros 
> Solenidade reúne cerca de 800 pessoas

O governador do Ceará, Camilo Santana, revelou que, segundo os executivos das companhias, a ideia é tornar o hub de Fortaleza o mais eficiente do País. "Eu estou muito feliz porque ouvi isso do Paulo (Kakinoff) e do Jean (Pouchol) que eles querem transformar esse centro de conexões aéreas de Fortaleza no mais eficiente de todos do Brasil. Esse é o objetivo e para isso vai precisar da parceria da Fraport, da Polícia Federal, da Receita Federal, da Prefeitura e do Governo. Não tenho dúvida de que outros voos virão para Fortaleza", comemorou.

Pouchol também ressaltou a relevância do projeto para as companhias aéreas envolvidas. "Eu sinto hoje que as coisas estão começando para o grupo. É um projeto crucial. Servimos mais de 300 destinos no mundo inteiro e o foco hoje do grupo está para Fortaleza", destacou.

Sobre ineditismos, o executivo do grupo franco-holandês reforçou que "efetivamente é a primeira vez que vamos lançar e servir um destino ao mesmo tempo para as duas companhias e isso mostra a importância do mercado brasileiro. É a primeira vez que vamos lançar um projeto dessa magnitude com um parceiro. Isso vai aumentar a nossa presença significativamente no Norte e Nordeste do Brasil".

Investimento

Pouchol preferiu não falar sobre o volume de investimento que será necessário para implementar o hub em Fortaleza por questões de mercado, mas afirmou que o montante é significativo.

"Vamos organizar operações de vendas, comunicação e marketing nos mercados europeu e asiático. Já estamos a um mês das vendas na Europa e estamos acima das expectativas", afirmou o executivo.

Para tornar a ideia de investimento elevado, os executivos explicaram que serão usadas duas aeronaves do grupo para as operações em Fortaleza. São aeronaves de dois corredores, as wide body ou equipamentos de fuselagem larga, que custam até US$ 200 milhões. Já os três aviões que serão usados pela Gol nas operações na Capital estão avaliados em até US$ 80 milhões.

Executivo local

Durante a solenidade, foi apresentado o executivo da Air France-KLM que cuidará das operações na Capital. "Paulo Ricardo Lobão vai ser uma pessoa chave para este projeto porque vai ser o comercial baseado aqui em Fortaleza. Ele vai se dedicar ao desenvolvimento das vendas não só aqui para o Ceará, mas vai gerenciar a zona Norte-Nordeste. Vai começar aqui em Fortaleza em janeiro", acrescentou o diretor geral da Air France-KLM.

Lobão está no grupo há mais de sete anos e afirmou ao Diário do Nordeste que chegará definitivamente a Fortaleza em dezembro para assumir suas funções na Capital. "Tenho certeza de que este projeto será um sucesso com essas novas operações da Air France-KLM", disse.

Estratégias e vocações

Já Camilo Santana agradeceu pela parceria com as companhias aéreas envolvidas e disse que desde 2015 vem colocando como estratégia o Ceará como porta de entrada do Brasil a partir da tríade de hubs (aéreo, portuário e tecnológico). "É preciso apostar nas nossas vocações e uma dessas vocações é a nossa localização estratégica. Procurar fortalecer uma estratégia de, primeiro, transformar o Ceará em um grande centro de conexões de telecomunicações".

A segunda estratégia citada por Santana é a implementação de um hub portuário, a partir da ligação do Porto do Pecém com o Porto de Roterdã, na Holanda. "Há quase dois anos estamos conversando com o Porto de Roterdã para uma parceria que será consolidada no fim do ano. Isso abrirá as portas do Pecém para o mundo e atrairá investimentos", disse o governador.

O terceiro eixo, de acordo com ele, é transformar o Ceará em um centro de conexões aéreas. "Temos uma grande vocação para o turismo. A luta começou para colocar o Aeroporto Pinto Martins desde 2015 nas concessões do governo federal. Por uma questão de justiça, quero agradecer a ex-presidenta Dilma por uma decisão pessoal de incluir o Pinto Martins nessa concessão. Só estava previsto no Nordeste o Aeroporto de Salvador e nós conseguimos incluir o Aeroporto de Fortaleza".

Vendas e prêmio

Para celebrar o sucesso inicial das vendas, o executivo do grupo franco-holandês premiou a agência Tour du Monde. "Para estimular as vendas, lançamos concursos especialmente para as agências. Em um concurso de conteúdo, a agência que ganhou foi a Tour du Monde".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.