CE e Air France tratam sobre hub nesta semana

SDE irá se reunir com a companhia para receber as primeiras solicitações relacionadas ao centro de conexões da Capital

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com a Fraport, não serão necessários investimentos adicionais da concessionária para a instalação do hub no Aeroporto Pinto Martins

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Cesar Ribeiro, irá se reunir nesta semana, no município de São Paulo, com executivos da Air France-KLM. O objetivo do encontro é receber as primeiras demandas “emergenciais” da companhia aérea para a instalação do hub no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O centro de conexões entrará em operação em março de 2018. 

“Será uma reunião bem inicial. Nós vamos ver quais são as primeiras demandas. A ideia é que depois dessa reunião nós já chamemos todos os atores envolvidos, seja da Prefeitura, do governo do Estado, as secretarias envolvidas, para a gente começar a direcionar o projeto e para entregarmos o projeto no prazo”, afirmou ele.

LEIA AINDA:

> Fraport investirá R$ 600 mi a partir de fevereiro; Anac aprova Plano 
> 150 vagas abertas a partir de janeiro
> André Lima fica na gerência do Ceará
> 'Nós estamos aqui para crescer junto a vocês'
> Governo capta novos voos na Alemanha e na Argentina
> 'Latam não quer perder essa chance'

Cesar Ribeiro preferiu não revelar a data exata do encontro, que deverá ocorrer até a próxima quinta-feira (26), data final da presença do secretário na capital paulista. O titular da SDE ainda adiantou que uma cerimônia de lançamento do hub no Ceará poderá ser realizada até o fim deste mês ou no início do mês de novembro.

Sobre quais intervenções a Fraport teria de fazer para receber o hub da Air-France-KLM, a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, destacou que não serão necessários investimentos adicionais, além dos que já estão previstos para o aeroporto. 

“O aeroporto já tem capacidade suficiente para receber os passageiros da Air France. Eu e os meus colegas já estamos conversando com a Air France, e nós vamos dar a eles guichês de check-in exclusivos para melhorar o processo, mas não há necessidade de obras ou de infraestrutura adicional”, destacou Andreea. 

A CEO também disse que a Fraport irá agilizar os processos do aeroporto para que o tempo de conexões dos voos seja o mais rápido possível.

Roterdã 

O secretário Cesar Ribeiro também disse ontem que o governo do Estado do Ceará se manterá como controlador do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A após ser firmada a parceria com o Porto de Roterdã, prevista para fevereiro deste ano. 

“A gente está trabalhando em uma ideia de 10% a 20% (de participação do Porto de Roterdã). Eu particularmente acho 20% um bom número. Pelo Estado ser majoritário, a decisão final obviamente será do Estado”, afirmou o titular da pasta. 

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico salienta, entretanto, que esse percentual ainda não está fechado. “Entramos na parte mais complexa (da parceria), que é a questão do valor, como com qual percentual Roterdã vai entrar no Estado. Essas situações não forma definidas ainda porque ainda existem várias questões técnicas que precisam ser checadas e recheadas por eles e pelo Estado, como serviços de manutenção que tem que ser feitos no porto, a projeção inicial do porto para cá, isso eles ficaram de entregar provavelmente até o fim do ano”. 

Inspiração alemã no visual e na pontualidade

3
O painel montado no Palácio da Abolição para recepcionar os executivos da Fraport apresentou as credenciais do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza em alemão. A apresentação trouxe ainda frase "Fraport ist angekomen. Jezt Können wir höher flieggen", que significa "A Fraport está chegando. Agora podemos voar mais alto". Além disso, o horário do evento foi rigorosamente cumprido.

O que eles pensam

Este é o início de uma nova fase de progresso

"Isso é a consolidação do trabalho que vem sendo executado desde o primeiro ano do governo Camilo (Santana), quando nós detectamos que, com a Infraero, nós não conseguiríamos mudar o patamar do Turismo no Ceará, por conta da burocracia, do peso estatal. Então, nós conseguimos incluir o Ceará naquela concessão. A Fraport muda o nosso patamar".

Arialdo Pinho
Secretário do Turismo do Ceará

"Para nós, a chegada da Fraport ao Ceará é a coroação de um grande trabalho integrado entre Estado e Prefeitura. A Fraport ainda nem começou a investir aqui e isso já está rendendo frutos, como o hub da Air France/ KLM/ Gol, que veio para cá pela expectativa do que vai acontecer no Ceará, e a própria Latam está com um novo ânimo. Isso é só o começo".

Alexandre Pereira
Secretário do Turismo de Fortaleza

"A gente está vivendo uma concretização de fases. O primeiro momento extremamente importante foi o leilão de concessão. E esse processo se engrandeceu com uma segunda conquista que foi o hub da Air France, KLM e Gol, que aumenta em 40% os voos internacionais no Ceará, aumentando, consequentemente, o fluxo de passageiros no terminal".

Maia Júnior
Secretário do Planejamento do Ceará

"Esse é um momento muito importante para Fortaleza e para aquela área da cidade que precisa se desenvolver, já que o aeroporto fica em uma zona onde será permitido o horário estendido para estabelecimentos comerciais. Investimentos como esse dão a Fortaleza e ao Ceará uma visibilidade internacional ainda maior. Nossa expectativa é a melhor possível".

Águeda Muniz
Sec. Do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.