Fraport investirá R$ 600 mi a partir de fevereiro; Anac aprova Plano

Com a aprovação do Plano, o cronograma é adiantado e empresa deve assumir sozinha o Aeroporto em janeiro

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,

Mesmo antes de tomar conhecimento da aprovação do Plano de Transferência Operacional (PTO) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ocorrida na noite de ontem (23), a Fraport apresentou, durante coletiva no Palácio da Abolição, em Fortaleza, os planos de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Segundo Andreea Pal, CEO da companhia alemã, a concessionária vai investir mais de R$ 2 bilhões durante o período de 35 anos, dos quais R$ 600 milhões serão empregados inicialmente a partir de fevereiro do próximo ano, quando as obras terão início.

"Estamos fazendo mais do que o exigido. Nós vamos ficar aqui 35 anos e em 35 anos devemos investir mais de R$ 2 bilhões, com certeza", acrescentou a CEO da companhia, contando o período de 30 anos de concessão e mais cinco de prorrogação, como previsto no contrato assinado com o governo.

As intervenções, de acordo com Andreea Pal, são referentes à expansão do terminal de passageiros, ampliação da pista para 2,5 mil metros de comprimento, cercamento dos limites do terreno do Aeroporto, além do alargamento das vias de acesso de taxiamento de aeronaves, as chamadas taxiways. A CEO da companhia afirmou ainda que as obras estão divididas em intervenções obrigatórias, de acordo com o contrato de concessão, e as obras ditas necessárias.

Segundo ela, entre as obras obrigatórias estão o aumento da pista e da área de escape, novas posições de aeronaves, ampliação da pista de rolamento e nivelamento de faixas e remoção de obstáculos. Já entre as intervenções consideradas necessárias pela Fraport estão a criação de novos portões de acesso, renovação de cercas, novos limites entre as áreas internas e externas do terreno do Aeroporto, reforma de pistas de rolamento e das vias de serviço e extensão do pátio de manobras de aeronaves.

"Os aviões maiores precisam de mais espaço. Essas obras vão demorar no máximo dois anos. Depois, dependendo do tráfego aéreo a gente vai ver se vai necessitar de taxiways menores, que são as saídas mais rápidas para livrar a pista com mais agilidade", disse a CEO.

Além disso, segundo informou Andreea, haverá necessidade de modificar as vias de acesso ao terminal para o novo prédio, que será ampliado. "A parte mais empolgante é a ampliação do novo terminal. Esse é um plano preliminar da arquitetura do novo prédio. Serão mais sete pontes de embarque para o estacionamento de aeronaves mais largas. O plano é construir tudo de uma vez só", explicou ela.

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Anfitrião na coletiva, o governador Camilo Santana afirmou que "estamos muito felizes por trazer uma das melhores empresas aeroviárias do mundo. Já estamos colhendo bons frutos, com a implantação do hub da Air France-KLM e Gol". Além dele, o prefeito Roberto Cláudio, o CEO da Fraport Stefan Schulte, e a vice-presidente executiva sênior da Fraport, Aletta von Massenbach, compareceram ao Palácio da Abolição. Secretários e executivos da empresa alemã também estiveram presentes à coletiva.

Transição

Ainda na noite de ontem, Anac e Fraport confirmaram a aprovação do PTO, sem alterações. Isso significa que a partir de hoje (24) a operadora já pode iniciar o estágio 2, da fase I-A, como expresso no contrato de concessão. A Fraport foi a primeira concessionária a ter o PTO aprovado pela Anac, dentre as outras empresas deste pacote de concessões, que inclui os terminais de Porto Alegre (Fraport), Florianópolis (Zurich) e Salvador (Vinci). Com a aprovação do documento, a companhia alemã poderá dar início aos investimentos no Pinto Martins e à gestão compartilhada que deve durar até 70 dias. Com isso, a empresa deve assumir, sozinha, o Aeroporto de Fortaleza em 1º de janeiro do próximo ano.

Segundo o Plano, entre os objetivos deste estágio, estão permitir à concessionária obter e preparar os recursos necessários para a prestação dos serviços. "Neste estágio, a Infraero manterá a responsabilidade pela operação do Complexo Aeroportuário com acompanhamento direto da nova concessionária, que dentre outras atividades deverá validar as decisões gerenciais em um regime de operação assistida. Para tanto, a concessionária deverá estabelecer uma equipe de transição com responsáveis diretos pelo acompanhamento das principais áreas funcionais", diz o Plano.

Entre as intervenções iniciais previstas no documento, estão a disponibilização de internet wi-fi de alta velocidade; revisão dos sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens e correção de fissuras.

Obra parada

A executiva da Fraport Brasil também afirmou que, em relação às obras de expansão do Aeroporto, que se encontram paralisadas desde maio de 2014, podem não ser aproveitadas. "Tudo vai depender de uma análise técnica que nós estamos fazendo. Ainda não houve uma decisão e estamos fazendo um levantamento das fundações".

Primeiras impressões

A CEO da Fraport Brasil afirmou que teve uma boa impressão do Pinto Martins. "Para ser honesta, é um Aeroporto muito bom. É bastante espaçoso e nós temos que colocar mais luz nos ambientes. É um aeroporto calmo que necessita de melhorias em alguns pontos", disse ela. Sobre a mudança na marca do Aeroporto, Andreea Pal afirmou que a identidade corporativa será Fraport. "Estaremos em todos os lugares muito em breve". Ela também disse que a Fraport não pretende mudar o nome do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

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