Optar por produtos da estação alivia gastos

Escrito por Redação ,
Legenda: Frutas e verduras da época costumam ser mais baratas, aliviando os gastos com as compras
Foto: Foto: Helene Santos

Profissionais de nutrição afirmam ser possível economizar mesmo mantendo uma alimentação mais saudável. Para a nutricionista e analista de compras da seção Costume Saudável do São Luiz, Renata Luna, pesquisar é fundamental para quem busca economia. Ela diz que, na compra de alimentos como frutas e verduras deve-se também avaliar a qualidade e nunca apenas o preço. "Para esse tipo de compra, opte por frutas e verduras da época, pois elas são mais baratas, mais saborosas e muitas vezes com uma composição nutricional melhor", orienta.

LEIA MAIS 

.Prepare o bolso para investir nas despesas com a dieta

.Estética cresce como aliada do emagrecimento

.Trocas reduzem custo da alimentação equilibrada

.Maior variedade de itens não dispensa pesquisa de preços

.Indústria se adapta aos novos hábitos

Para quem está iniciando o processo de reeducação alimentar, ela indica começar com algumas substituições, como por exemplo, troca de carboidratos refinados por integrais e inclusão de raízes e tubérculos como macaxeira, batata doce, batata baroa. "São excelentes fontes desse nutriente. Também é preciso incluir na alimentação frutas e saladas, quanto mais variada melhor, fazer pequenas refeições saudáveis nos intervalos das grandes refeições", diz.

Ela ainda abre a possibilidade de incluir biscoitos integrais, chocolate 70% cacau, castanhas e até mesmo algum suplemento, desde que este seja indicado por um profissional nutricionista.

Entre os alimentos que auxiliam na reeducação alimentar, estão, além das frutas e verduras, cereais integrais, lanches saudáveis, farinhas e sementes como linhaça, chia, aveia e girassol. "São excelentes fontes de fibras e micronutrientes", reforça.

Já na busca por suplementos alimentares, Luna indica também a pesquisa, mas não aconselha a troca da marca prescrita pelo nutricionista. (CK)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.