Turistas recebidos com 300 táxis no Porto do Mucuripe

Esquema de táxis funciona tranquilamente. Único problema registrado foi um impasse entre o Sinditaxi, a Etufor e alguns motoristas de vans

Escrito por Redação ,

Turistas que desembarcaram do navio italiano MSC Lírica foram recebidos com um esquema de transporte por táxis e não enfrentaram problemas ao saírem do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. O navio chegou à Capital por volta das 8h da manhã desta segunda-feira (30).

A ação mobilizou mais 300 táxis e foi organizada após uma reunião entre a Companhia Docas do Ceará (CDC), a Secretaria de Turismo da Prefeitura (SetFor), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)  e o Sindicato dos Taxistas do Ceará (SindiTaxi). Em aproximadamente 15 minutos uma grande quantidade de turista foi direcionado para os carros, liberando a área para os grupos que ainda saiam do terminal. 

Durante toda a operação foram organizadas filas para que fosse respeitada a ordem dos carros que chegavam no porto e dos turistas que desembarcavam. A movimentação era observada de perto por um representante do Sinditaxi e dois agentes da Etufor. 

A maioria dos turistas, ao sair do navio, buscou destinos próximo ao terminal, já que teriam de regressar antes das 16h. "Até aqui tem sido maravilhosa a viagem. Daqui nós vamos para lugar perto para aproveitar nosso tempo em Fortaleza, praia do Futuro ou praia de Iracema", disse Dinalmo Rocha, de São Paulo.

Impasse

O único transtorno foi um impasse gerado entre o Sinditaxi, a Etufor e motoristas de vans de turismo. Os taxistas e a Etufor alegaram que as vans não estavam portando uma ordem de serviço para operar. Já os motoristas das vans afirmaram que estavam com toda a documentação necessária em dia e que uma ordem de serviço seria obrigatória apenas no caso de viagens para fora do município. 

Agentes da Etufor afirmaram que as vans estavam prestando um serviço ilegal e até contactaram a polícia, o que gerou receio dos motoristas. No entanto, os empresários das vans, mesmo sem um sindicato, se reuníram para afirmar em conjunto que a responsabilidade de fiscalização não cabe à Etufor e sim ao Detran-CE, uma vez que eles estão ligados ao Secretaria de Turismo do Governo do Estado. 

"As vans precisam de uma ordem de serviço. Eles não podem operar agora porque não tem uma autorização da prefeitura", disse o agente operacional da Etufor, Raimundo Rebouças.

Mesmo não estando presentes na reunião que decidiu quais seriam as medidas para aliviar os problemas registrados no último desembarque de passageiros, os empresários que dirigiam as vans apareceram no local para realizar o transporte dos Turistas. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.