Sobral se fortalece como polo de incentivo a jovens empreendedores

O município da Zona Norte investe em programas que incentivam o surgimento de uma novíssima geração de empreendedores no sertão.

Escrito por Sebrae ,

Pelo menos dezesseis projetos de negócios inovadores estão animando os jovens empreendedores de Sobral, cidade a 230 quilômetros de Fortaleza, a investirem em seus próprios empreendimentos. Eles participam do Projeto “Inova Sobral”, criado a partir da parceria entre Prefeitura do município, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sebrae Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC/Senai e que, na fase inicial, abriu 700 vagas.

Pensado com o objetivo de desenvolver empreendimentos inovadores, com alto impacto tecnológico, o Projeto, que chega na próxima sexta e sábado (17 e 18/08) à sua terceira fase, prevê a participação de estudantes de escolas profissionalizantes, de ensino técnico e universitário, devidamente matriculados, residentes na cidade e que passarão por cinco etapas eliminatórias.

Com acompanhamento técnico e apoio de todas as Instituições de Ensino, reunidas em um grande movimento de incentivo para a juventude de Sobral, os participantes fizeram parte de um processo que incluiu da seleção ao desenvolvimento de uma ideia de empreendimento e sua concepção empresarial.

Com a meta de fomentar a criação de pelo menos dez startups de impacto no município, o projeto estimulou ideias que vão de plataformas de gestão de energia a sistema de reaproveitamento de águas, sistema de sensores para cegos e surdos, customização de roupas, apoio a doenças psicossociais, produção de adubos orgânicos e intermediação de serviços para advogados, atividades domésticas e pets.

Para Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará, instituição parceira do projeto, a cidade só tem a ganhar com o apoio da FIEC/Senai ao Projeto e pelo incentivo dado, pelo Prefeito Ivo Gomes, à difusão da cultura empreendedora. “Com a sua visão, o prefeito mostra que não há como dissociar desenvolvimento e geração de emprego e renda sem o apoio aos jovens que querem empreender e apostar na difícil mas fascinante ideia de ter um empreendimento próprio e, com ele, contribuir para o crescimento da sua comunidade e da sua região”, explica.

TERCEIRA FASE

Nesta terceira das cinco etapas do projeto, dentro do processo de “Prototipação”, serão realizados dois workshops utilizando a metodologia “Prototipe”, que irão estimular a materialização das ideias dos empreendedores, auxiliando no desenvolvimento destes novos produtos, serviços, modelos de negócio, canais de venda e formas de relacionamento com clientes.

Protótipos são maneiras eficientes de testar e obter feedbacks para aprimorar ideias rapidamente e com baixo custo. O workshop vai estimular a materialização das ideias dos empreendedores, auxiliando no desenvolvimento destes novos produtos, serviços, modelos de negócio, canais de venda e formas de relacionamento com clientes.

No geral, serão realizadas, também, três oficinas. A primeira, sobre proposta de Valor e Jornada do Cliente, para que todos conheçam ferramentas para prototipar e mapear a jornada que os clientes vivenciam em seu negócio, os momentos positivos ou negativos do processo de compra e como desenhar experiências inovadoras que destaquem sua empresa.

Na oficina número 2, sobre Canais de Vendas e Relacionamento, a ideia é avaliar tendências de mercado e inovar nas vendas, nos canais e na forma de se relacionar com o cliente. Nessa oficina, será possível identificar as melhores estratégias para criar protótipos de canais de vendas com o objetivo de atrair e conquistar clientes, garantindo uma base permanente de faturamento.

A terceira oficina, de Execução e Estratégia, foca numa das principais tarefas do líder. Nessa oficina será possível aprender a prototipar uma visão de futuro para o negócio, definir seus atributos de valor mais importantes, como eles podem diferenciá-lo dos concorrentes e como criar planos que resultem em vantagem competitiva e lucro.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo sebrae
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.