Projeto de lei quer que operadoras disponibilizem detalhamento de fatura

A proposta tornaria obrigatório para as empresas de telefonia disponibilizar, em seus portais na internet, extrato detalhado das chamadas e serviços utilizados nos planos pré-pagos

Escrito por Redação ,

Muitos consumidores têm dúvidas sobre o saldo, débito e bônus referentes aos serviços utilizados nos planos pré-pagos de telefonia. Devido a esses questionamentos e reclamações, o projeto de lei 154/2015 busca tornar obrigatória para a operadora de telefonia disponibilizar, em seus portais na internet, extrato detalhado das chamadas e serviços utilizados na modalidade de recarga de créditos por pagamento antecipado, os chamados pré-pagos.

O projeto, apresentado pelo deputado estadual Odilon Aguiar, ainda deverá tramitar nas comissões técnicas antes de ser votado. De acordo com a proposta, as operadoras terão 180 dias, contados da publicação da lei, para se adequarem à medida. 

A multa prevista em caso de descumprimento pela operadora é de 500 "UFIRCE" - Unidades Fiscais de Referência do Estado do Ceará (índice utilizado para cálculo de serviços de comunicação), o equivalente a R$ 1.669,50 por cada número de celular que não tiver os dados disponibilizados. Os valores arrecadados serão revertidos em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.