PIB do Ceará tem alta de 3,04% no 2º trimestre de 2014 e se mantém acima da média nacional

Taxa de crescimento nacional, em comparação ao segundo trimestre de 2013, teve queda de 0,9%

Escrito por Murilo Viana ,

Atualizado às 12h56

O Produto Interno Bruto do Ceará (PIB) teve alta de 3,04% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados do instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgados na manhã desta quinta-feira (4).

O dado revela que a economia cearense teve crescimento acima da média nacional pelo décimo trimestre consecutivo, a qual registrou queda de 0,9% no comparativo entre os segundos trimestres de 2014 e 2013. O número também representa um crescimento menor do que o registrado pelo órgão no primeiro trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses de 2013, 3,5%.  

pib

Na avaliação do diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, um dos fatores que justifica o índice positivo do Ceará é o grande volume de investimentos públicos realizados entre 2007 e o ano passado.  

Ele também ressalta que o Ceará possui pouco mais de 2% de participação no PIB nacional, mas possui alto investimento, ficando atrás apenas  dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. "Esse crescimento é muito importante para o Estado, tendo em vista a retração econômica nacional que o País está vivendo", destaca.

Indústria cai 4,2% e fica abaixo da média nacional 

A agropecuária foi o setor que registrou o maior crescimento no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo intevalo de tempo de 2013, alcançando 52,6%. Os serviços aparecem em seguida, com alta de 3%. Já o setor da indústria teve queda de 4,2% no período e ficou abaixo do dado relativo ao Brasil, que registrou decréscimo de 3,4%. 

 Com informações do repórter Raone Saraiva 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.