Economia do CE cresce 3,9% no trimestre; ano deve bater 4,5%

Atividade econômica do Brasil cresceu um ponto percentual a menos que a média do Estado em igual período

Escrito por Redação ,

Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, a atividade econômica do Ceará fechou o primeiro trimestre de 2014 com um crescimento superior à média nacional. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado avançou 3,93% ante igual período de 2013, enquanto que o desempenho do País, no mesmo intervalo de tempo, foi de apenas 1,9%. Se tudo ocorrer dentro do previsto, essa diferença deve ser ainda maior ao fim deste ano, já que a expectativa é que o PIB do Estado avance até 4,5% em 2014 e o nacional não passe de 1,5%.

Conforme o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o avanço do PIB cearense está diretamente ligado ao volume de investimento que o Estado receberá neste ano, o que é incerto. "A matriz de investimentos do Ceará em 2014 é próxima a R$ 9 bilhões, mas estamos em ano eleitoral e neste período há mais restrições no que diz respeito a licitações e contratações, o que pode dificultar o gestor a colocar em prática os projetos que estão em andamento", ressalta. "Ainda assim, se conseguirmos investir R$ 6 bilhões, o PIB cearense deve ficar entre 4% e 4,5%", diz.

Ainda de acordo com o diretor geral do Ipece, o resultado do primeiro trimestre de 2014 também estabeleceu um recorde histórico para a atividade econômica cearense. "Essa é a primeira vez, desde que esse números começaram a ser coletados, em 2002, que nós observamos 16 trimestres consecutivos em que o Ceará cresce acima da média nacional", afirma Ataliba.

Projetos parados

Para o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Eduardo Sobreira, o fato de alguns projetos importantes estarem com obras paralisadas também pode frear o avanço do PIB cearense em 2014. "A Ponte Estaiada, por exemplo, é uma obra que está no Mapp (Monitoramento de Ações e Programas Prioritários), mas que por conta de uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ainda não foi iniciada, o que vai atrasando o cronograma. A Linha Leste metrô também está em processo de licitação", ressalta o secretário.

Sobre os investimentos do primeiro trimestre de 2014, Carlos Eduardo Sobreira disse que alguns projetos de mobilidade foram fundamentais para o avanço do Estado, como as obras de finalização e preparação para a Copa. "O projeto do Rio Maranguapinho também é um grande destaque. Além disso, estamos com as obras do Cinturão das Águas, que começa pela região do Cariri, com um canal de 160 quilômetros, e vai receber as primeiras águas oriundas da transposição do Rio São Francisco. Barragens estratégicas para áreas mais carentes também estão sendo implantadas", afirma.

Áquila Leite
Repórter

ff

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.