Natal deve ser o primeiro com queda nas vendas desde 2004

A expectativa é que o recuo de 4,1% nas vendas em relação ao ano passado terá impacto na contratação de temporários.

Escrito por Redação ,
As vendas de Natal vão acontecer, entretanto, elas vão mostrar em seu resultado o ritmo mais fraco da economia. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a melhor data para o setor deste ano deverá registrar a primeira queda nas vendas desde 2004.
 
A expectativa de movimentação financeira é de R$ 32,2 bilhões, o que representará uma queda de 4,1% em relação ao ano passado. A confirmação desse quadro deverá frear a demanda por trabalhadores temporários em 2015. De acordo com a CNC, pela primeira vez desde 2009 a estimativa aponta para uma retração de 2,3% no número de vagas em relação ao ano anterior.
 
Os setores mais afetados deverão ser o de móveis e eletrodomésticos será um dos mais afetados pela significativa desvalorização cambial, pela inflação elevada e sobretudo pelo encarecimento do crédito. A previsão da CNC é que o setor apresente uma das maiores retrações em relação a 2014, com queda de 16,3% nas vendas.
 
Dos oito segmentos avaliados, entre eles hiper e supermercados, vestuário e calçados, farmácias e perfumarias, só há expectativa de crescimento das vendas no ramo de artigos de uso pessoal e doméstico, de 3,1%.
 
Emppregos
 
Diante desse cenário, a contratação de trabalhadores temporários deverá ser impactada. Apesar da previsão de queda de 2,3% no número de vagas em relação a 2014, a demanda sazonal por emprego no comércio varejista deverá levar o setor a oferecer 139,6 mil posições, uma vez que o volume de vendas do comércio costuma crescer, em média, 35% no último mês do ano. A CNC estima que o salário médio de admissão poderá chegar a R$ 1.442,00.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.