Índice de confiança do empresário do comércio tem sétima queda consecutiva em janeiro

Oito dos nove subíndices que medem as expectativas dos empresários chegaram ao seu menor patamar na série histórica, iniciada em março de 2011

Escrito por Redação ,
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo (CNC) recuou 14,6% ante fevereiro de 2014, atingindo 100,6 pontos. O Icec aproximando-se do campo negativo (menos de 100 pontos). Na comparação mensal, o índice retraiu 2,5%, com ajustes sazonais, em relação a janeiro. Essa é a sétima queda consecutiva.
 
Oito dos nove subíndices que medem as expectativas dos empresários chegaram ao seu menor patamar na série histórica, iniciada em março de 2011. 
 
A principal responsável pela queda anual do índice é a avaliação do setor com relação às condições correntes da economia. Em fevereiro, quatro em cada cinco empresários do setor (79,8%) consideram que a economia piorou.
 
A apuração da pesquisa também indica que os empresários do comércio devem investir menos. Para 47,1% dos entrevistados, o realinhamento do setor ao menor ritmo de crescimento das vendas implica em menos contratações. 
 
A desaceleração do mercado de trabalho, o encarecimento do crédito e a inflação ainda elevada levaram a CNC a revisar a previsão de vendas do crescimento do volume de vendas de +2,4% para +1,7% ao final de 2015. Confirmada a projeção, esse seria o pior resultado dos últimos 12 anos – em 2003 o volume de vendas do varejo caiu 3,7%.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.