Inadimplência com cheques atinge menor número em oito anos

Em fevereiro, foram 620 mil cheques devolvidos e mais de 34 milhões de cheques compensados

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos no mês de fevereiro foi de 1,80% em relação ao total de cheques compensados, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O percentual sofreu queda em relação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou-se 2,12% de devoluções. Para o mês de fevereiro, o percentual é o menor desde 2005, quando o número foi de 1,58%.

Em fevereiro, foram 620 mil cheques devolvidos e mais de 34 milhões de cheques compensados. O mesmo período do ano anterior totalizou 747.561 cheques devolvidos e 35.308.156 cheques compensados.

No acumulado do ano, entre janeiro e fevereiro, a porcentagem de cheques devolvidos no país, em relação aos compensados, foi de 1,89%, menor que a devolução de 2,12% registrada no mesmo período de 2017. É o menor número para o período desde 2010, quando o percentual foi de 1,85%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento da renda real determinado pelo recuo da inflação e pela melhora gradativa do mercado de trabalho, aliado com a trajetória de redução das taxas de juros estão favorecendo a queda dos níveis de inadimplência com cheques no país.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.