Eletrônicos foram os produtos mais comprados pela internet em 2014

No ano passado, 26,8 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente, o que corresponde a 61% dos consumidores virtuais

Escrito por Redação ,

Dentre os produtos comprados pela internet, os eletrônicos são os mais adquiridos. É o que estima um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre consumo virtual. 

No ano passado, 26,8 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente, o que corresponde a 61% dos consumidores virtuais. Entre os homens, esse percentual chega a 71%. O valor médio desembolsado com cada compra foi de R$ 781.

A categoria de eletrônicos é composta por computadores, notebooks, tablets, câmeras digitais, celulares etc. A maior parte das compras é feita em sites nacionais (88%) Os consumidores virtuais mostram índice de satisfação de 92% e são motivados, sobretudo, pela necessidade e oferta imperdível. 

Apenas 9% dos consumidores relatam problemas com as compras de eletrônicos feitas pela internet. O principal motivo foi entrega fora do prazo (3%). 

Acessórios para celulares e tablets

Além dos produtos eletrônicos, fazem parte do segmento pesquisado também os acessórios para celulares, tablets etc. O estudo mostra que, em 2014, 29% dos consumidores virtuais afirmam ter comprado acessórios para tablets e celulares pela internet, algo estimado em 12,7 milhões de pessoas. A maior parte dessas compras é feita em sites nacionais (46%) e está associada a pessoas jovens e do sexo masculino.

O índice de satisfação entre os consumidores de acessórios é de 88%. Apenas 14% tiveram algum problema. O principal motivo foi entrega fora do prazo (7%).

Principais motivos da compra da categoria

O principal motivo de compra apresentado pelo estudo é a necessidade, segundo os próprios entrevistados. 45% dos pesquisados precisavam muito do eletrônico ao adquirir virtualmente. Já os acessórios, 48% compraram por necessidade. Em seguida, uma oferta com um preço imperdível é o segundo motivo que conquista os consumidores.

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