Economia do Ceará cresce em 4,7% e supera média nacional

18:27 · 08.06.2011 por Governo do Estado do Ceará

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 4,7% no primeiro trimestre de 2011, superando, inclusive, a média percentual do Brasil para o mesmo período, de 4,2%.

Dados do Ipece

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em 2010, mesmo com uma base superior à média nacional, a economia do Ceará manteve o ritmo de crescimento, atingindo valores muito próximos aos registrados pela economia brasileira nos dois primeiros trimestres e valores superiores nos dois últimos.

Serviços, Agropecuária e Indústria

Na análise por setores (Serviços, Agropecuária e Indústria) observa-se que o de agropecuária apresentou melhor crescimento no primeiro trimestre de 2011, com 26% sobre o mesmo período do ano passado, quando a taxa ficou em menos 1,6%.

No entanto, o setor tem o menor peso na economia cearense. Mesmo assim, o crescimento ficou bem acima da média brasileira, que foi de 3,1%.

Já o setor de serviços obteve índice de 5,4%, também superando a média nacional, que foi de 4% no primeiro trimestre de 2011, mas o resultado foi menor do que o obtido no primeiro trimestre de 2010, que foi de 8,5%.

No setor industrial o resultado do PIB do primeiro trimestre de 2011 ficou em 1,2%, inferior à média brasileira, que foi de 3,5%, e cearense de 2010: de 9,2%.

Explicações

As explicações para esta mudança na velocidade da expansão residem, especialmente, na base de comparação elevada e os efeitos da política monetária restritiva adotada pela autoridade monetária no final do ano passado.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.