Ceará apresenta crescimento no desempenho da indústria em maio

Metade dos locais pesquisados pelo IBGE apresentou queda

Escrito por Folhapress ,

Diante de um consumo retraído, juros maiores, crédito restrito e maior concorrência de importados, o desempenho da indústria caiu em 7 dos 14 locais do País pesquisados em maio. O Ceará foi um dos estados que apresentou crescimento no desempenho da indústria no mês.

O tombo ocorreu em importantes polos industriais, como Amazonas, com recúo de 9,7% e Bahia (- 6,8%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10).

Também tiveram retração de abril para maio Rio de Janeiro (- 1,6%), Espírito Santo (- 1,4%) e Rio Grande do Sul (- 1%) - em todos os casos, acima da média nacional (- 0,6%). Pernambuco (- 0,2%) mostrou queda mais moderada.

No Rio, o destaque negativo foi a menor produção de combustíveis. No Amazonas, o recuou foi determinado pela forte queda da produção de TVs e itens de informática – efeito de "ressaca" da Copa, uma vez que o consumo mostra sinais de desaceleração.

Por outro lado, Pará (4,2%), puxado pela maior produção de minério de ferro da Vale, e Goiás (2,1%) assinalaram as maiores expansões em maio e avançaram pelo 4º mês seguido.

Ceará (1,2%), Paraná (1,1%), São Paulo (1%), Minas Gerais (0,5%) e Santa Catarina (0,3%) completaram o conjunto de locais com taxas positivas de abril para maio. Na média geral do País, a indústria caiu 0,6% em maio frente a abril. Foi o terceiro mês consecutivo de retração.

No índice acumulado de 12 meses, o estado do Ceará apresenta o segundo melhor desempenho entre os locais pesquisados, com crescimento de 7%, atrás apenas do Pará. A médica nacional nos últimos 12 meses é de 0,2%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.