Oi é única a não atingir metas de qualidade

As outras companhias que atuam no Estado, Claro, Nextel, Tim, Vivo e GVT, cumpriram a meta determinada

Escrito por Redação ,
Legenda: As medições da qualidade da banda larga fixa são feitas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)por meio de um equipamento instalado nas conexões de voluntários
Foto: Foto: jl rosa

A Oi não atingiu, no Ceará, a qualidade mínima definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o serviço de banda larga - móvel e fixa - nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. Segundo divulgou ontem a agência, a operadora apresentou falhas nos itens de velocidade instantânea, velocidade média, latência e perda de pacotes. As outras companhias que atuam no Estado, Claro, Nextel, Tim, Vivo e GVT, cumpriram a meta.

As medições da qualidade da banda larga fixa são feitas por meio de um equipamento instalado nas conexões de voluntários. Em julho último, a Oi ficou abaixo da meta de eficiência no quesito velocidade instantânea da banda larga móvel, que corresponde à velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet. A determinação da Anatel é que seja apresentado pelo menos 30% da velocidade contratada em 95% das medições. A média foi atingida pela Oi, entretanto, em 91.66% dos casos.

No mesmo mês, deixou de ser atingido o critério velocidade média, que se refere à média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês. A meta da Anatel é de 70% da velocidade contratada. A Oi só atingiu, contudo, 68.08 %.

A companhia também falhou, quanto à banda larga fixa, no critério latência bidirecional - o período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições. A meta da Anatel é de 80 milissegundos em no mínimo 90% das medições. O limite só foi alcançada pela Oi, porém, em 87.68% dos casos.

Já quanto à perda de pacotes da Oi - quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede, por conta da baixa qualidade da conexão - a agência reguladora estipula o máximo de 2% dos pacotes em no até 90% das medições. O percentual atingido pela empresa de telefonia foi de 82,26%.

Em agosto, a Oi atingiu patamar de 83.82% no caso da velocidade instantânea, 64.07% da velocidade média, 87,02% de latência e 81,53% de perda de pacotes. No mês seguinte, a companhia apresentou índices, respectivamente, de 90,44%, 77,84% e 63,43%.

Análise

Em nota, a Oi informou que "as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia". A operadora acrescentou estar "priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI (tecnologia da informação), para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões".

"Até o fim do terceiro trimestre de 2014, a Oi investiu R$ 4 bilhões, visando à expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga. A Oi acrescenta que complementou sua cobertura de banda larga móvel com o lançamento da rede Oi WiFi, um investimento da companhia para proporcionar melhor experiência de uso da internet móvel aos seus clientes, complementando as estruturas 2G, 3G e 4G", informou a operadora.

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