Metrofor vai realizar concurso público - Negócios - Diário do Nordeste

NESTE ANO

Metrofor vai realizar concurso público

20.04.2011

A ideia é contratar cerca de 600 pessoas para vagas nos setores administrativo e operacional do metrô, em Fortaleza
A ideia é contratar cerca de 600 pessoas para vagas nos setores administrativo e operacional do metrô, em Fortaleza
fotos: José Leomar
Segundo Rômulo Fortes, quadro atual de funcionários já está em treinamento
Segundo Rômulo Fortes, quadro atual de funcionários já está em treinamento
Medida foi aprovada pelo Conselho de Administração do Metrofor, falta apenas a autorização do governo

Até o fim deste ano, o governo estadual deverá ofertar 600 vagas, por meio de concurso público, para profissionais que desejem trabalhar nas áreas administrativa e de operação do metrô de Fortaleza. A informação foi confirmada pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, na tarde de ontem, durante audiência pública, realizada pela Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior, no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O propósito do encontro era apresentar o andamento das obras e dirimir dúvidas de deputados, prefeitos, vereadores e demais autoridades presentes acerca do impacto do empreendimento nas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza onde passam os trilhos.

"A gente vai fazer o concurso neste ano. Já estou abrindo o processo. O Conselho de Administração da Companhia já autorizou. Logicamente, que a gente vai ter de levar a instâncias superiores do governo pra poder ter autorização para que o concurso seja deflagrado ainda em 2011", antecipou Rômulo.

Segundo ele, enquanto as novas contratações não acontecem, os primeiros passos para capacitação para trabalhar no metrô na Capital cearense e cidades vizinhas já estão sendo dados. "O que é fato é que o nosso pessoal, que é do quadro, já está sendo treinado para operar o metrô. Estou com uma equipe de 17 pessoas, em Recife, em treinamento. Eles já estão se preparando para a operação futura do metrô de Fortaleza", declarou.

Aditivo

Um problema que pode atrapalhar a estimativa de conclusão das obras ainda está sem definição: a celebração do aditivo contratual que contempla os sistemas fixos, que envolvem energia, sinalização e controle da Linha Sul do Metrofor. Conforme Rômulo Fortes, todo o projeto teve de ser reformulado no âmbito da estrutura elétrica por conta da alteração de tomadas de dois por três pontos. A mudança, segundo ele, causou um dos gargalos que chegou a impactar no prazo e orçamento estipulado para obra.

Contudo, esta preocupação estaria completamente sanada através do aditivo no contrato. O presidente ´se mostrou tranquilo quanto à resolução desse problema. "Falei hoje (ontem) com a CGU (Controladoria Geral da União). Eles estão terminando a revisão da nota técnica. Isso porque, hoje, o Metrofor não toma mais nenhuma atitude sem antes consultar os organismos de controle. Só iremos fazer o aditivo de acordo com a nota técnica da CGU, que, segundo promessa deles, deveria ter sido emitida esta semana. Mas, como ela é muito curta, eles deverão terminar a revisão no começo da semana que vem, para lançar a nota técnica, que vai balizar a celebração do nosso aditivo", explicou.

Linha Sul

De acordo com Rômulo Fortes, os trabalhos estão bem adiantados na Linha Sul. Ele afirmou que, praticamente, 90% das obras de construção deste trecho (entre Pacatuba e o Centro da Capital) já estão concluídas.

"Nós estamos chegando na reta final", informou, ressaltando que foram investidos aproximadamente R$ 2 bilhões só nesta linha, que é uma das quatro que irão compor a malha férrea de transporte ferroviário de passageiros, na Região Metropolitana de Fortaleza.

"As obras civis devem ser concluídas, em 2011. No ano que vem, a gente termina toda a operação de sistema. E a operação plena já no fim de 2012, quando a gente opera até Parangaba. Este ano, ainda, nós fazemos a operação assistida com público sem cobrar passagem, e sem trabalhar em todo o espectro do dia. Em 2012, operação entre 5 e 23 horas, já com cobrança de passagem, trabalhando efetivamente como metrô até Parangaba. No 2º semestre do ano que vem, a gente pretende concluir tudo e estar operando até a Estação Xico da Silva (antiga João Felipe)", projetou.

Sem banheiros públicos

Uma das curiosidades, no mínimo estranha para um projeto que visa atender milhares de pessoas, é que não há banheiros públicos em nenhuma das 20 estações distribuídas nos 24 quilômetros de trilhos da Linha Sul. Serão colocados à disposição, em emergência, apenas os banheiros funcionais.

Na opinião do presidente do Metrofor, essa é uma tendência seguida em outros lugares do País, onde estão sendo feitos metrôs. "É uma concepção moderna. Como é um transporte rápido, e levando em consideração a vida atribulada da população urbana, não há necessidade de toaletes públicos".

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

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