Mercado debate micro e minigeração de energia

Escrito por Redação ,
Legenda: É considerada micro a geração de até 100 quilowatts de potência. A minigeração vai de 100 quilowatts a um megawatt de potência
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

O Sindienergia-CE, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), realiza, nos próximos dias 28 e 29 de outubro, a ExpoGeração 2014 e o I Seminário sobre Micro e Minigeração Distribuída. O evento acontecerá na Fiec, promovendo o debate sobre a Micro e Minigeração de energia, como solução para influenciar a Matriz Energética Brasileira para os próximos anos, em face da atual crise no setor.

A micro e minigeração de energia visam à produção de eletricidade pelos próprios consumidores, a partir de centrais geradoras que utilizam fontes como a energia solar e eólica, conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. É considerada micro a geração de energia de até 100 quilowatts de potência, enquanto a minigeração de energia vai de 100 quilowatts a um megawatt de potência.

De acordo com Wilmar Pereira, diretor setorial de Micro e Minigeração do Sindienergia, o objetivo do evento é fomentar a abertura do mercado, tornando o setor mais conhecido. "Queremos divulgar a micro e minigeração de energia, apontando esse sistema, inclusive, como uma opção para a crise energética que vamos enfrentar no próximo ano", coloca.

Hoje, dez empresas já trabalham com o processo de instalação do serviço no Ceará, um mercado que tende a crescer nos próximos anos. "Nossa expectativa é que o crescimento seja grande por conta da divulgação que estamos fazendo. Uma pesquisa realizada pela DNV Kema, avaliou que esse mercado representa hoje, no Brasil, R$ 48,9 bilhões. A Alemanha, por exemplo, no primeiro ano de implantação, instalou mais de um milhão de unidades. Sabemos que aqui não vai acontecer tão rapidamente, mas temos perspectivas promissoras", diz Wilmar Pereira.

Vantagens

De acordo com o mesmo levantamento, o montante atual da representação da micro e minigeração energia no mercado nacional é de 8%da matriz energética brasileira. "Embora pareça pouca coisa, esse número já representa um alivio para as distribuidoras de energia, que poderão investir menos no setor, além de ser uma alternativa à crise energética da qual nos aproximamos", comenta o diretor.

A ExpoGeração 2014 é voltada para empresários, engenheiros, arquitetos, ambientalistas e estudantes e as inscrições podem ser feitas pelo site http://expogeracao.Com.Br/site.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.