Lojas: novo horário na 2ª quinzena de dezembro

Presidente eleito da CDL indica que alteração no varejo da Capital deve começar entre os dias 15 e 16 do próximo mês

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,
Legenda: Lojas de ruas devem começar com expediente estendido até as 19 horas, como permite a nova legislação aprovada pela Prefeitura de Fortaleza
Foto: Foto: JOSÉ LEOMAR

A segunda quinzena de dezembro deverá marcar uma mudança significativa no comércio de rua de Fortaleza. De acordo com o presidente da Ação Novo Centro e presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante, a partir do dia "15 ou 16" do próximo mês, as lojas do Centro da Capital deverão começar a funcionar nos novos horários estabelecidos pela lei municipal.

> Enquete do TJCE mostra que mudança divide opinião

Conforme Cavalcante, as mudanças serão graduais e guiadas pela demanda do público. "Estamos (comerciantes) nos reunindo. Acredito que num primeiro momento, depois do dia 15 de dezembro, quando o comércio começa a aquecer, vamos poder ficar (com as lojas abertas) até as 20 horas. No sábado, acho que vamos começar a ficar até as 19 horas", disse.

O presidente eleito da CDL negou que as lojas fortalezenses funcionem também durante a madrugada, pelo menos, por enquanto. "Abrir 24 horas não tem sentido num primeiro momento. Tem mercado para isso, mas precisa criar um hábito", afirmou. Ele enfatizou, ainda, que cabe às lojas do Centro puxar a fila dos estabelecimentos que cumprirão as novas normas de funcionamento da Cidade. "Dentro da nossa previsão, seremos os primeiros a abrir em horário estendido. Não podemos nos furtar o embate", pontuou.

Os trabalhadores do comércio, entretanto, não estão, segundo diz a representação sindical, satisfeitos com as novidades. Conforme o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, falta estrutura para a cidade dar este passo. A entidade reclama, ainda, que não houve espaço para negociação, alegando que a categoria foi vítima de um "golpe" com as mudanças. A principal preocupação, diz o coordenador geral do Sindicato, Francisco Gonçalves, é com a segurança dos trabalhadores que vão sair mais tarde pelas ruas do Centro.

"A cidade não tem estrutura para esse horário de funcionamento. Hoje, Fortaleza é uma das cidades mais violentas do País. Os trabalhadores estão muito preocupados por ter de vir trabalhar mais tarde. O Centro, hoje, fecha às 19h, mas estava fechando às 18h30 por conta dos assaltos. Há ruas, como a São Paulo, que são fechadas às 17h por conta dos assaltos. Não sei como vai ser essa estrutura e como a CDL vai colocar segurança para funcionar. O Sindicato é totalmente contra esse horário", afirmou. Conforme Gonçalves, os trabalhadores ainda tentam negociar com os empresários alternativas para a situação. "Nós estamos também fazendo um abaixo assinado para fazer com que a lei possa voltar. Estamos conversando com as centrais sindicais para ver o que vamos deliberar. Estamos tendo reuniões constantes. É preocupante isso", pontuou, acrescentando que a categoria não foi informada ainda da data do início oficial dos novos horários de funcionamento das lojas.

Mudança

A nova lei que altera o horário de funcionamento do comércio foi sancionada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, no último dia 27. Na mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito disse que a medida deverá contribuir para a geração de emprego e impulsionar a economia. Conforme a nova lei, a atividade comercial em Fortaleza poderá funcionar de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 16h. Os shopping centers, de segunda a domingo, de 8h à meia-noite e supermercados e hipermercados, 24h. Os estabelecimentos das Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus) e distantes em até um quilômetro dos corredores turísticos de Fortaleza também poderão funcionar de segunda a domingo, 24h.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.