Indústria deverá se modernizar

Lançamento do plano deve acontecer nos próximos meses, segundo promete o governo federal

Escrito por Redação ,
Legenda: O incentivo à importação de máquinas e equipamentos não produzidos no Brasil para aumentar a produtividade estão entre as ações destacadas pelo governo

São Paulo. O governo federal promete para os próximos meses o lançamento de um programa de modernização do parque fabril brasileiro. De acordo com a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, as medidas estão sendo elaboradas em conjunto com o setor privado.

Heloisa diz que a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) entregou ao governo um amplo trabalho em que mostra o envelhecimento do parque industrial do País. "A idade das máquinas de nossas empresas é quase três vezes maior que dos concorrentes", afirmou a secretária.

Sucateamento

Segundo ela, a ideia será fazer um sucateamento dos equipamentos antigos, que jogam para baixo a produtividade brasileira, e garantir a situação financeira e creditícia das empresas.

A secretária afirma, entretanto, que algumas medidas já em vigor também têm o objetivo de renovar e modernizar o parque fabril das empresas. "Temos reforçado muito o estímulo à importação de máquinas e equipamentos não produzidos no Brasil para aumentar a produtividade da indústria nacional e, consequentemente os investimentos".

Avanço

De acordo com Heloisa, nos últimos anos houve um salto de 150% na concessão de descontos para importação de bens de capital, de 1 200 para 3.000. No caso de máquinas e equipamentos produzidos no mercado nacional, o incentivo vem das facilidades de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No ano passado, o banco de fomento desembolsou R$ 53 bilhões de recursos para a indústria de transformação - 28% do total liberado. Em 2012, a indústria teve 29% e, em 2008, 39%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.