Indústria: desafios estão maiores

Escrito por Redação ,
Legenda: O Dia da Indústria, que transcorre hoje, será celebrado pelos empresários cearenses na próxima quinta-feira, no La Maison Coliseu
Foto: FOTO: CID BARBOSA

Setor que já vinha enfrentando dificuldades no ano passado, a indústria do País sofre ainda mais em 2015 com os impactos do ajuste fiscal. Os sinais de diminuição no ritmo produtivo ganham maior evidência em função das recentes mudanças econômicas. Hoje, Dia da Indústria, os industriais brasileiros não têm muito o que comemorar.

No Ceará, onde há anos o desempenho da economia vem sendo maior que a média brasileira, o segmento também passa por dificuldades. Com -3,1%, o Estado registrou a maior queda na produção industrial no último mês de março, entre as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, já havia afirmado no início deste ano que não havia qualquer perspectiva para o crescimento do setor no Ceará em 2015. "Eu acho que, lá para o fim de 2016, se o aspecto político estiver vencido, pode ser que nós vislumbremos alguma coisa no futuro", afirmou.

Já a indústria brasileira, após registrar uma leve recuperação em janeiro, teve em março seu segundo mês seguido de queda, afetada pelo baixo nível de confiança de empresários e consumidores e pela desaceleração da demanda doméstica. A produção caiu 0,8% em março na comparação com fevereiro, depois de ter sofrido redução de 1,3%.

O Dia da Indústria será celebrado pelos empresários cearenses na próxima quinta-feira (28), no La Maison Coliseu.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.