mudança

Horário de verão acaba no próximo sábado (17)

01:00 · 15.02.2018

Brasília. O horário de verão terminará no próximo fim de semana e os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste precisarão atrasar o relógio em uma hora, à meia-noite de sábado para domingo. Para este ano, o governo vai voltar a discutir se mantém ou não o horário de verão. A decisão será tomada pela Casa Civil.

O fim da medida, adotada para auxiliar na economia de energia, chegou a ser estudado no ano passado pela Casa Civil, que criou um grupo de trabalho para avaliar a eficácia do horário de verão. O assunto passou a ser discutido após estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluir que essa política traz efeitos "próximos à neutralidade" com relação à economia de energia elétrica.

Os resultados da atual temporada serão analisados após o fim de semana. O governo prepara um estudo sobre a eficácia do período. A intenção é saber se essa política atingiu seu objetivo. Além de analisar a eficiência energética da medida, a decisão leva em conta que a população brasileira já se acostumou com o horário de verão.

Há um entendimento, também, que esse período incentiva o comércio e o turismo. O horário de verão vem deixando de ser eficaz para economizar energia por causa da mudança no perfil do consumo dos brasileiros. No passado, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando que muitos equipamentos estivessem ligados quando a iluminação noturna era acionada.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.