Homologação de aposentadoria vai cair de 5 anos para 90 dias

A Secretaria do Planejamento informou que está testando um novo sistema para acelerar o processo

Escrito por Yohanna Pinheiro - Repórter ,

Entre os esforços para dar mais eficiência às questões relacionadas à Previdência estadual, a Secretaria de Planejamento (Seplag) está testando um novo sistema para acelerar o processo de homologação dos pedidos de aposentadoria dos servidores do Estado. De acordo com o titular da Pasta, Maia Júnior, a ideia é reduzir o tempo para homologação do pedido de aposentadoria da média atual de cinco anos para 90 dias.

"O processo de aposentadoria é iniciado na secretaria setorial, tem que ser validado pelo Planejamento, pela Companhia de Previdência, pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para se concluir um ato", explica o secretário. "Já estamos com esses sistemas em testes nesses departamentos e acredito que, antes do fim do ano, a gente vá reduzir consideravelmente esse tempo para homologação".

Um dos maiores desafios para o poder público, o déficit da Previdência do Estado cresceu 7,7% no ano passado em comparação a 2016, totalizando um rombo de R$ 1,567 bilhão, segundo os dados apresentados ontem pelo governo estadual. O valor corresponde ao montante que precisa ser aportado pelos cofres do Estado para fechar a conta do pagamento dos servidores inativos e aposentados.

Leia ainda:

> População que contribui para Previdência cai em 1,1 mi
> Estudo redefinirá estrutura de pessoal
> CE deve seguir na liderança nacional de investimentos 
> PIB do Estado deve crescer 3%; acima da média do País
 
O governo enviará nos próximos dias à Assembleia Legislativa, possivelmente antes do Carnaval, diz o secretário, mensagem para a criação de uma estrutura para gerir a Previdência, vinculada à Seplag; a regulamentação do Fundo Previdenciário (Previd) e a instituição de uma holding patrimonial para os ativos do Estado. A preocupação do governo é que o número de aposentados deve continuar aumentando nos próximos anos.

20 anos a menos

Segundo o secretário Maia Júnior, se nada fosse feito para reduzir o déficit, o ponto de equilíbrio da Previdência estadual só seria alcançado em 2070. Com as propostas que serão encaminhadas pelo governo à Assembleia, sem considerar possíveis alterações de uma reforma nacional, o secretário espera antecipar esse prazo em 20 anos, prevendo a chegada ao equilíbrio em 2050.

"Isso é fruto da melhoria da eficiência da gestão, com essas estruturas que estão sendo criadas, com a gestão desses ativos do Estado, com o ganho de produtividade. Se por acaso a lei federal for aprovada, a gente pode antecipar até mais", diz o secretário. "Nas condições atuais, da proposta que estamos encaminhando a expectativa é que a partir de 2050 não tenha mais déficit", acrescenta.

Entre as mudanças, a regulamentação da Previdência complementar do Estado irá fazer com que os servidores que ingressem no Poder Estadual tenham como limite o teto da aposentadoria do INSS, hoje estabelecido em R$ 5.531,31. "Mesmo no longo prazo, é importante para o déficit. Porque se continuarem as mesmas conquistas anteriores, o déficit vai à estratosfera. Vem uma realidade nova e se quebra um privilégio tremendo", pontua.

Médio prazo

Para controlar o déficit no médio e longo prazo, o secretário explica que já foram implantadas medidas como o aumento da contribuição dos servidores estaduais de 11% a 14%, à exceção daqueles que ganham salário de valores menores que o teto do INSS, recadastramento e prova de vida, além de novo cálculo atuarial e auditorias em folhas de pagamentos de ativos e inativos para encontrar não conformidades, o que deve reduzir o valor a ser pago em 2%.

"Essa curva do déficit vai ser combatida com melhor gestão, com melhor produtividade, com valorização dos ativos - daí a gente criar uma holding de ativos e uma lei de blindagem patrimonial do patrimônio público", diz. "As medidas que a gente poderia tomar anteriores foram tomadas. A gente ainda depende de que medidas constitucionais o governo federal possa resolver no Congresso".

Reajuste

Na próxima semana, diz Maia Júnior, ele deverá repassar a proposta de reajuste para os servidores estaduais ao Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal e, em seguida, ao governador. Ele afirma estar levando em consideração o máximo do limite prudencial do Estado na decisão, estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que deixa margem estreita para aumento salarial aos servidores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.