Estudo redefinirá estrutura de pessoal

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Com o objetivo de reestruturar o quadro de pessoal do governo do Estado, o Projeto Planeja Gente deverá ser concluído até o próximo mês de março, segundo Maia Júnior, titular da Secretaria de Planejamento (Seplag). Apoiada pela consultoria EloGroup, a medida é um planejamento da força de trabalho para os órgãos e entidades do governo que irá reposicionar carreiras e definir a demanda do Estado por pessoal.

"Já se chegou a ter 110 mil servidores. Hoje estamos funcionando com 57 mil ativos. Daqui para frente, em função dos ganhos de produtividade e da tecnologia, o Estado vai contar com muito menos (servidores)", explica o secretário. Para isso, o estudo está redefinindo carreiras e verificando mudanças nos processos de contratação para repor os quadros, considerando que a saída acontece de forma mais veloz que o ingresso de pessoal.

Leia ainda:

> Homologação de aposentadoria vai cair de 5 anos para 90 dias 
> População que contribui para Previdência cai em 1,1 mi
> CE deve seguir na liderança nacional de investimentos 
> PIB do Estado deve crescer 3%; acima da média do País

Concessões

Em relação aos ativos do Estado que serão concedidos à iniciativa privada, o secretário lembrou que aguardam aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a do Centro de Eventos e da exploração de terrenos na margem do Eixão das Águas para instalação de placas solares. O primeiro, da dessalinização, já está em fase de estudos pelas consultorias e o referente à operação da Linha Sul do Metrofor e VLTs ainda terá edital publicado.

Segundo Maia, os próximos a serem encaminhados têm relação com a peleja contra escassez hídrica. Um é para a construção de um segundo sifão para o açude Castanhão, cujo objetivo é ampliar a vazão do açude de 11 metros cúbicos por segundo (m³/s), para 22 m³/, e outro chamado "Malha d'Água", para a edificação de estações de tratamento e adutoras em grandes reservatórios estaduais.

Também segue na pauta os trabalhos para a concessão dos aeroportos regionais de Jericoacoara e de Aracati, além da parceria do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) com o Porto de Roterdã, que deverá ser concluída até abril.

A pasta ainda trabalha em um projeto de desospitalização de pessoas portadoras de doenças crônicas de hospitais públicos para elevar a rotatividade - a ideia é que a iniciativa privada construa centros para receber esses pacientes.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado