Feriado é chance de declarar o IR

O feriadão pode ser uma boa oportunidade para os 350 mil que ainda não entregaram declaração do IR 2014 no Ceará

Escrito por Redação ,
Foto: FOTO: LUCAS DE MENEZES

A menos de duas semanas, exatos 12 dias, para o prazo final - , dia 30 de abril -, para a prestação de contas com o "Leão", 350 mil contribuintes do Ceará ainda não tinham entregue, até as 17 horas de ontem, a declaração do Imposto de Renda 2014, ano base 2013. Dados da Superintendência da Receita Federal (SRF) da 3ª Região, revelam que, até o fim da tarde de ontem, apenas 246.975 declarações de pessoas físicas, o equivalente a 41% das 600 mil previstas para este ano, foram computadas no Estado.

Diante da exiguidade do tempo, o feriadão da Páscoa e de Tiradentes pode se transformar em uma boa oportunidade para quem ainda precisa organizar a papelada, juntar os documentos necessários à elaboração da declaração do IR 2014. Evitar deixar para fazer tudo de última hora pode evitar transtornos e, principalmente, o pagamento de multas - o que a Receita Federal não perdoa.

Quem ainda não declarou ou entregou a documentação ao contador, pode aproveitar algumas horas do fim de semana prolongado para reunir as declarações de rendimentos de trabalho e de aplicações financeiras, de ganhos de capital com a venda de bens móveis ou imóveis, bem como os comprovantes ou recibos de despesas médicas, hospitalares e com saúde em geral; os recibos de pagamentos da escola ou faculdade própria, dos filhos e dependentes. É uma oportunidade para estar em dia, colocar tudo em ordem e cumprir com mais esta obrigação tributária.

Evite multas

A Receita alerta sobre a data limite para entrega da declaração, seja para quem tem imposto a pagar ou a restituir. O prazo vai até as 23h 59min e 59seg do próximo dia 30, mas o contribuinte que tiver algo a recolher terá que fazê-lo, até às 16 horas, nos bancos, ou até às 21 horas, nos caixas eletrônicos ou via Internet. A Receita alerta ainda, que a multa vale para todos os contribuintes que atrasarem a entrega da declaração, independentemente de ter a pagar ou direitos a restituição.

Conforme explica o assessor da Superintendência da Receita Federal no Ceará, Oswaldo Carvalho, o valor da multa é de 1% ao mês, ou fração, sobre o montante do imposto devido, sendo o mínimo de R$ 165,74, até o limite máximo de 20% sobre a importância devida. Imposto devido é aplicado sobre o valor da base de cálculo apurada, que corresponde à diferença entre o total de rendimentos do contribuinte e às deduções feitas ao longo do ano de 2013.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.