Estrangeiros com casa na Capital já somam 7,2%

Conforme dados do Ministério do Turismo, Fortaleza está bem acima da média nacional (2,5%) em 2012

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com o Secovi-CE, em torno de 60% dos imóveis comercializados para estrangeiros estão localizados próximo à Avenida Beira-Mar, em bairros como Meireles e Aldeota
Foto: FOTO: FABIANE DE PAULA

O número de estrangeiros que visitam Fortaleza e se hospedam em casas próprias vem crescendo consideravelmente, comportamento que denota o aumento das vendas locais de imóveis para turistas internacionais. Conforme dados mais recentes, em 2012, 7,2% dos estrangeiros que estiveram na Capital cearense ficaram em suas segundas residências, índice que foi de 6,1% em 2006. Atualmente, o cenário é de estabilidade nas transações nesse segmento.

Com relação a esse tipo de alojamento, a cidade está bem acima da média nacional, que registrou 2,5% em 2012. Se comparado a 2006, cujo índice foi de 3,4%, o Brasil apresentou queda no total de turistas internacionais que vêm ao País e ficam em imóveis próprios.

Os dados são do Ministério do Turismo e constam no Estudo da Demanda Turística Internacional (2006-2012). A pesquisa também revela que, no período em questão, o índice de estrangeiros que se hospedam em hotéis, flats ou pousadas de Fortaleza caiu significativamente, passando de 65,7% para 47,1%. Já a quantidade de visitantes que ficam em casas de parentes ou amigos subiu de 17,7%, em 2006, para 34,1%, em 2012.

Perfil

O vice-presidente de Administração de Imóveis do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis do Ceará (Secovi-CE), João Carlos Gondim, confirma que a demanda do público internacional por apartamentos vem sendo representativa na Capital a cada ano.

Apesar da crise econômica na Europa, os compradores são, em sua maioria, europeus que moram na Espanha, Portugal e Itália. Mas, conforme Gondim, os norte-americanos também estão ganhando evidência no mercado imobiliário de Fortaleza.

Por sinal, a pesquisa do Ministério do Turismo mostra que Itália (20,4%), Portugal (8,9%) e Estados Unidos (8%) foram os países que mais emitiram turistas à Capital em 2012. A Espanha, porém, só registrou 3,9%

"Os estrangeiros que compram apartamentos aqui são aqueles que costumam visitar a cidade com frequência. Ao adquirir um imóvel, ele está economizando e investindo ao mesmo tempo. Como eles vêm principalmente no início e no meio do ano, na alta estação, deixam os apartamentos com alguma imobiliária e alugam os imóveis por temporada. Assim, tiram os valores do condomínio, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ainda ficam com um dinheiro extra", explica Gondim.

Localização

De acordo com ele, em torno de 60% dos imóveis comercializados para estrangeiros estão localizados próximo à Avenida Beira-Mar, em bairros como Meireles e Aldeota. Apartamentos compactos, com dois quartos e cerca de 70 metros quadrados, são os mais procurados.

"É claro que também existem vendas em outros bairros, de bens mais baratos e mais caros, mas os bairros nobres ganham destaque, e a faixa média de preços é entre R$ 300 mil e R$ 500 mil", complementa.

Apesar de o Ministério do Turismo não ter dados referentes à parcela de estrangeiros que visitaram a cidade em 2013 e se alojaram em casas próprias, João Carlos Gondim informa, com base em sua experiência no setor imobiliário, que o cenário foi praticamente estável.

Copa do Mundo

Ele acredita que a Copa do Mundo de 2014, da qual Fortaleza é sede, será fundamental para aquecer as vendas de imóveis na cidade para moradores do exterior, ainda no segundo semestre deste ano. E essa projeção vale também para outras cidades do Ceará, sobretudo as litorâneas, que atraem visitantes de diversos países anualmente. "Como dizem, nossa cidade, assim como todo o Brasil, será uma vitrine para o mundo. A divulgação será muito maior", acrescenta.

Raone Saraiva
Repórter

arte

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.