Estado quer montadora chinesa de ônibus e vans

Representantes do governo visitam hoje instalações da fábrica da Golden Dragon, em Xiamen, na China

Escrito por Redação ,

O governo do Ceará permanece investindo em um sonho antigo para o Estado: atrair uma montadora de automóveis. Representantes do governo, incluindo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, tem visita prevista para hoje, em Xiamen, na China, a uma das fábricas de ônibus e vans da Golden Dragon.

A companhia, constituída no ano de 1992, tem interesse em ampliar suas operações para fora do País. A Golden Dragon tem capacidade produtiva de mais de 40 mil ônibus por ano. Os veículos são exportados para cerca de 80 países, incluindo regiões como Ásia, Oriente Médio, África e América do Sul.

> Acquario: Camilo otimista com Fosun

A comitiva cearense também fará hoje uma visita ao Porto de Xiamen e à zona de livre comércio da região, com o objetivo de captar expertise para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará e parcerias para o Estado na área de tecnologia da informação e comunicação.

"Trata-se de uma agenda produtiva de negócios, visando não só o desenvolvimento do Cipp (Complexo Industrial e Portuário do Pecém), com a ZPE e Cearáportos trabalhando de forma unificada para atração e suporte aos investimentos, mas também procurando empreendimentos que gerem desenvolvimento econômico, emprego e renda para outras regiões do Estado, conforme orientação do governador Camilo Santana", disse Ribeiro.

Uma das mais recentes investidas em se implementar uma montadora no Ceará veio com o anúncio da instalação da fábrica brasileira Nani Car Indústria Automobilística, para produzir o veículo Nanico Car, no município de São Gonçalo do Amarante. O empreendimento primeiramente estava previsto para ter as operações iniciadas ainda no ano de 2015, mas o projeto ainda não saiu do papel.

Feira

Após acompanhar o governador Camilo Santana em visita à empresa Chint, em Hangzhou, de energias renováveis, que está estudando fazer investimentos no Ceará, o secretário Cesar Ribeiro participa da programação da China International Fair for Investment & Trade (CIFIT 2018), na cidade de Xiamen, na província de Fujian.

A ZPE Ceará e o Cipp contam com um estande de 73 metros quadrados (m²) no evento, que acontece até esta quinta-feira (21) e é considerado uma das mais importantes feiras internacionais para investimento e comércio do mundo.

Visita ao Ceará

Ribeiro participou de uma reunião com representantes da província de Fujian. "O jantar foi para tratar de investimentos, interesses em parcerias com a nossa educação e o turismo", destacou o titular da SDE.

"Eles farão uma visita ao Ceará ainda nesse ano, e então colocaremos todos os envolvidos e interessados (juntos)", acrescentou o secretário.

Participam da CIFIT, além do secretário do Desenvolvimento Econômico, o secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann; o presidente da ZPE, Mário Lima; o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa; os diretores da ZPE, Andrea Freitas (técnica) e Roberto de Castro (comercial); e Fábio Abreu, assessor da Cearáportos.

Missão

A SDE e a Cearáportos também já participaram da Missão Ásia - Investimentos em Portos Brasileiros, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Governo Federal. A iniciativa ocorreu na China (Xangai e Hong Kong) e em Singapura.

A Missão Ásia foi iniciada no dia 12 deste mês e seguiu até a última terça-feira (10). Além de seminário, a iniciativa comandada pela Apex Brasil contemplou reuniões de negócios e visitas a portos de referência mundial.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.