Coopercon firma parceria com empresa europeia

Objetivo é implantar no Brasil plataforma tecnológica com estrutura física em Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Maior plataforma tecnológica de e-commerce mundial para construção civil, a portuguesa Vortal já é usada em dois países da América Latina
Foto: FOTO: ÉRIKA FONSECA

Lisboa. A Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE) e a Vortal, maior plataforma tecnológica de e-commerce mundial para a construção civil, com sede nesta capital, celebraram ontem, aqui, verbalmente, um compromisso de intenção para a implantação no Brasil, até o fim deste ano, de um site com os mesmos objetivos. O portal brasileiro, cuja estrutura física estará localizada em Fortaleza, agregará todas as 13 cooperativas da construção civil do País, as quais, juntas, possuem 500 empresas associadas.

Uma missão da Coopercon - que ontem à noite viajou para Sevilha - reuniu-se com Nuno Milagres, diretor de marketing e comunicação, e Rui Ferreira Ramos, diretor de mercado da Vortal, retomando o contato inicial das partes feito há um ano em Londres.

Até que o portal brasileiro da Vortal esteja instalado, haverá outras reuniões em Fortaleza e Lisboa. "Se fosse para começar amanhã, estaríamos prontos, pois a tecnologia está conosco e disponível", disse Nuno Milagres ao presidente da Coopercon, Marcos Novaes, e aos seus diretores Patriolino Dias e Marcelo Romero, que integram o grupo cearense.

A Vortal, que foi fundada no ano 2000 por um grupo de 20 grandes empresas da construção civil de Portugal, cresceu, ganhou o mundo e chegou à América Latina, onde sua plataforma tecnológica está sendo usada pelos governos do Peru e da Colômbia. Um dos itens dessa plataforma foi implantada pelo governo colombiano, que a utiliza na execução do seu Plano Anual de Aquisições, por meio do qual são publicadas e mantidas abertas ao público, na internet, "tudo, mas tudo mesmo, que o governo de Bogotá vai comprar e pagar ao longo do ano, com preços e prazos". Esse plano tem a coordenação dos ministérios da Justiça e da Economia da Colômbia.

Interesse

Pensando no Brasil, o presidente da Coopercon revelou que pelo menos três prefeituras, "administradas por gente séria", terão interesse em apropriar-se dessa ferramenta de transparência da gestão pública. Uma delas, disse Marcos Novaes, é a Prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul. As outras, também no estado gaúcho, ele prometeu revelar posteriormente.

A Vortal tem grande importância para a economia portuguesa. Cerca de 70 das maiores empresas da indústria, do comércio e do serviço de Portugal utilizam sua plataforma para gerar negócios. Na Europa, esse número sobe para duas mil.

O portal da Vortal tem 60 mil fornecedores de 39 países. Para a construção civil, a Vortal vende do prego ao arame, das botas ao fardamento dos operários. Seus leilões eletrônicos são um sucesso: 80% das empresas fornecedoras participantes baixam preços em até 30%.

Inovação

"Acho que a Coopercon e a Vortal serão grandes parceiras, pois têm como foco a inovação tecnológica, que é também o alvo do nosso esforço no Ceará", afirmou Marcos Novaes.

Hoje, a missão internacional da Coopercon-CE cumpre agenda de visitas e reuniões em Sevilha, onde conhecerá as fábricas de elevadores e escadas rolantes da empresa MP Elevadores, a maior fabricante de elevadores da Europa.

Egídio Serpa*
Colunista

*O colunista viajou a convite da Coopercon-CE

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.