Confira como agir em caso de perda de documentos

O SPC orienta sobre como curtir o Carnaval com menos riscos de ter importantes pertences perdidos ou roubados

Escrito por Redação ,
Legenda: O ideal, segundo aconselham especialistas, é carregar consigo apenas o essencial e manter tudo protegido para não passar pelo transtorno de um assalto nem de ter de solicitar a emissão de novos documentos

O descuido do folião durante o período de Carnaval aumenta o risco de golpes em seu nome. Essa é uma época em que há maior probabilidade de as pessoas perderem documentos ou serem vítimas de roubos ou furtos. A perda da carteira de identidade ou do CPF pode se transformar em uma dor de cabeça, se os documentos caírem na mão de golpistas.

> Veja como pagar contas no Carnaval

Os especialistas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) dizem que o primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe é evitar levar documentos pessoais e importantes, quando o folião for curtir o carnaval, principalmente onde a concentração de pessoas é maior, como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas.

O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido de assaltantes. "É importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do número telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco", orienta José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

Boletim de Ocorrência

De acordo com o SPC Brasil, é comum o folião bloquear o cartão de crédito, mas somente uma minoria registra um boletim de ocorrência. "O boletim é o registro que o consumidor tem de que aquele cartão já não está mais nas mãos do verdadeiro titular. Já o cancelamento, além de comunicar o banco sobre a perda, evita que o cartão seja usado por terceiros para fazer compras indesejadas", explica José Vignoli. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também reforça a importância de tomar outras providências, além, é claro, de registrar um boletim de ocorrência. "O consumidor pode se precaver entrando em contato com as entidades de defesa do consumidor e com o SPC Brasil de sua cidade. Com isso, os estabelecimentos comerciais são informados do problema ao consultarem o SPC Brasil, o que inibe a atuação de terceiros mal intencionados", explica a economista

Além de fazer o Boletim de Ocorrência, a instituição orienta que o consumidor que teve um documento roubado ou perdido utilize o "SPC Alerta de Documentos", serviço SPC Brasil que dá a oportunidade de manter seus documentos em segurança.

Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do ocorrido, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.

O SPC Brasil também disponibiliza o serviço SPC Avisa, para a prevenção de fraudes e constrangimento.

Saiba Mais

Dicas para evitar golpes no carnaval

1 - Leve só os documentos necessários para curtir a festa. Se possível, deixe os cartões em casa e leve apenas dinheiro;

2 - Guarde seus pertences em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo;

3 - Anote os dados dos cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do banco e da operadora do cartão;

4 - Em caso de perda, furto ou roubo, registre imediatamente um B.O., comunique o fato ao banco e bloqueie seus cartões. Depois do feriado, procure o Procon mais próximo e registre a perda.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.