Companhia estuda projetos de Israel

Escrito por Redação ,
Legenda: O presidente da Cagece, Neuri Freitas, liderou a comitiva da Companhia que passou a última semana conhecendo projetos em Israel

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e uma comissão da companhia estiveram na última semana em Israel. A comitiva visitou equipamentos da Companhia Nacional de Águas, a Mekorot (Israel National Water Co.), com o objetivo de trazer as experiências para o Ceará.

A Cagece já desenvolve estudos na área de reúso e relançou em agosto um edital público voltado a empresas interessadas em elaborar uma planta de dessalinização para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As propostas devem ser apresentadas no dia 9 de outubro.

> Tarifa de água mais cara é risco de PPP da Cagece 

Em Israel, os representantes da Cagece conheceram uma planta de dessalinização localizada na cidade de Sorek. Segundo Freitas, a planta do Ceará deverá seguir o mesmo modelo. "Conhecemos o processo completo e percorremos todas as instalações da planta. É um projeto bem parecido com o que nós queremos implantar no Ceará".

Quando estiver concretizada, a usina de dessalinização no Ceará deverá injetar 1 metro cúbico por segundo de água no sistema integrado de Fortaleza, incrementando a oferta em 12%.

Já na área de reutilização, a comitiva visitou uma planta de reúso de efluentes, na qual a água do esgoto é tratada e injetada novamente no solo para ser reaproveitada na agricultura por meio de captação de poços. Nesse processo, 80% do esgoto produzido é reaproveitado. Durante a viagem, representantes da Cagece também foram à Water Israel 2017, uma feira internacional de tecnologia e tratamento de água e efluentes, que aconteceu de 12 a 14 deste mês, na cidade de Tel Aviv.

Diagnóstico

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira (15) que os estudos para a estruturação de projetos de parceira com a iniciativa privada para a universalização dos serviços de fornecimento de água e esgotamento da Cagece estão na etapa de diagnóstico.

"Após este etapa deverão ser apresentados para avaliação do Estado e da Cagece potenciais modelos de negócios para a operação dos serviços de saneamento. Havendo a concordância quanto a estes modelos, será feito o detalhamento dos mesmos para posterior implementação", disse o banco, em nota.

Segundo o BNDES, o objetivo de se buscar parcerias com o setor privado é universalizar os serviços de água e esgoto em 28 municípios do Ceará. Os estudos estão sendo elaborados pelo Consórcio Acqua, vencedor de pregão conduzido pelo banco. O consórcio realiza os estudos desde o dia 29 de junho deste ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.