Central Fácil viabilizou 4.397 novos negócios

Escrito por Redação ,

No intuito de incentivar o empreendedorismo e facilitar a entrada no mercado de trabalho, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) viabilizou em 2015, por meio da Central Fácil, a abertura de 4.397 novos negócios, sobretudo nas áreas de serviços, beleza e alimentação.

> Mais de 58 mil empresas foram abertas no Estado em 2015

As Centrais fornecem apoio aos micros e pequenos empresários, na abertura e no desenvolvimento de seus negócios, orientando, simplificando e racionalizando o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilitando a legalização de negócios informais; e capacitando empresários e empreendedores. O atendimento é feito por meio de serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral.

No ano passado, foram criadas 785 novas empresas Limitadas (Ltda) e 2.016 empresas individuais no Ceará, somente através das unidades da Central Fácil, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, além da formalização de 1.596 microempreendedores individuais. Para viabilizar os novos empreendimentos, a Central Fácil realizou 127.183 atendimentos e capacitou 2.301 empreendedores, fornecendo todo o suporte técnico necessário ao microempresário.

Segundo o titular da STDS, Josbertini Clementino, somente como resultado desses novos pequenos empreendimentos criados por meio das Centrais foram geradas 8.599 ocupações de trabalho no Estado. "A abertura de novos negócios próprios mostra que grande parte dos cearenses continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor do desenvolvimento social e econômico", acrescenta o secretário.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.