Mais de 58 mil empresas foram abertas no Estado em 2015

Comércio foi o setor que teve mais aberturas, com 25,4 mil unidades, mas também foi o que mais fechou

Escrito por Áquila Leite - Repórter ,
Legenda: Os novos estabelecimentos do comércio inaugurados em 2015 correspondem a 43,2% do total de empreendimentos abertos
Foto: Foto: Jéssyca Rodrigues

Apesar da instabilidade econômica que atingiu o Brasil em 2015, muitos cearenses decidiram investir em um negócio próprio para tentar crescer profissionalmente e driblar os efeitos da crise. Para se ter uma ideia, no acumulado do ano passado, um total de 58.783 empresas foram abertas no Ceará, das quais 75,46% correspondentes ao tipo jurídico Microempreendedor Individual (MEI). As informações constam no Índice Mensal do Comércio (IMC), divulgado nesta segunda-feira pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).

> Central Fácil viabilizou 4.397 novos negócios

O setor cearense que mais contou com novas empresas em 2015 foi o comércio, posto que 25.416 unidades - 43,2% do total - foram criadas de janeiro a dezembro, informou o IMC. Serviços aparece na segunda posição, com 22.910 aberturas ao longo do ano passado (37,7% do total). "Cerca de 70% a 75% do PIB (Produto Interno Bruto) do Ceará correspondem ao comércio e serviços, o que torna normal que tais setores se destaquem", pontua o presidente da Federação das Câmaras de Diretores Lojistas do Estado do Ceará (FCDL), Freitas Cordeiro.

d

Segundo ele, a grande quantidade de novas empresas que foram abertas no Ceará em 2015 é um reflexo do "boom" que tem acontecido no interior do Estado. "Temos vivenciado uma verdadeira explosão de negócios no Interior. Para se ter uma ideia, o poder de compra do consumidor interiorano, que até pouco tempo representava apenas 35% do Estado, hoje já responde por 44% do total, ante 56% da Capital. Isso motiva a abertura de empresas em todo o Estado".

Mercado interno

Freitas Cordeiro afirmou, ainda, que o mercado interno também tem uma grande parcela de culpa no crescimento do número de empresas cearenses. "Os setores do comércio e de serviços vivem praticamente em função do mercado interno, que é bastante impulsionado pelo fato do Ceará ter vocação turística. Isso, em um momento em que o dólar está muito elevado e as pessoas estão preferindo viajar pelo Brasil, se torna uma vantagem considerável para o Estado", conta.

Fechamentos

Além do surgimento de novas unidades, o Ceará também foi palco do fechamento de 18.880 empresas no ano passado. Desse total, 9,935 das extinções são referentes ao setor do comércio, enquanto 6.067 pertenciam aos serviços e 2.605 à indústria.

Para Freitas Cordeiro, também é natural haja o fechamento de empresas ao longo do ano, principalmente porque muitos decidem apostar no próprio negócios como alternativa ao desemprego, o que às vezes acontece sem o devido preparo. "É preciso se capacitar. Atualmente, no Ceará, possuimos vários cursos para auxiliar o empreendedor em seu caminho, dando a ele uma matriz de sustentabilidade para seu negócio. A informação é importante e hoje é bem mais acessível do que antigamente. Basta querer buscá-la", opina.

Levando em conta apenas dezembro de 2015, o número de empresas extintas no Ceará cresceu 31,81%, na comparação ao mesmo período de 2014, apontou também o IMC. Segundo o levantamento, foram 1.417 empresas extintas no mês passado frente a 1.075 fechamentos em dezembro. O tipo jurídico Microempreendedor Individual obteve aumento de 35,96%, com 722 empresas fechadas em dezembro, contra 531 extinções no mesmo mês em 2014.

Ainda em dezembro, o setor comércio se destacou com o maior número de aberturas e fechamentos de empresas. Ao todo, foram 747 extinções no período, ante às 541 no mesmo mês de 2014, o que corresponde a um aumento de 38,07%. No entanto, no mesmo período, 1.485 novos negócios surgiram.

No geral, o número de novas empresas cearenses obteve aumento de 7,15%, com 3.341 unidades em dezembro, ante 3.118 constituições no mesmo período de 2014. O tipo jurídico empresário reduziu em 22,35% o número de registros de novas empresas, com 462 aberturas no mês passado, ante 595 constituições no mesmo período de 2014.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.