Camilo negocia recursos com banco chinês em SP

Encontro se deu após a reunião do governador com executivos da XP Investimentos, na última segunda-feira

Escrito por Redação ,
Legenda: A refinaria está no início da lista de projetos do governo cearense que precisam de financiamento e têm nos chineses os parceiros adequados
Foto: Foto: Lucas de Menezes

O bom estado das contas públicas cearenses e o reconhecimento nacional delas foram levados pelo governador Camilo Santana a São Paulo, onde, além de servirem de carta de apresentação do Ceará a executivos da XP Investimentos, também foi levado à mesa de negociação com o presidente de um banco de fomento chinês.

"Estamos negociando financiamento de alguns projetos do Estado do Ceará, entre eles, a luta pela refinaria no Pecém", contou o governador durante sua transmissão semanal nas redes sociais às terças-feiras.

Sem mencionar o nome do banco ou do presidente da instituição, Camilo afirmou apenas que é um banco de fomento e despejou expectativas sobre as tratativas para impulsionar projetos desenvolvidos pelo governo cearense. Contatada, a assessoria não soube informar qual seria o banco.

Agenda na China

O encontro de Camilo em São Paulo, no entanto, sinaliza que o governador deve aprofundar a negociação no próximo mês, quando está previsto uma viagem dele e de uma comitiva do Ceará à China. A pauta também é bastante similar, pelo que tem revelado o Assessor de Assuntos Internacionais do governo, Antonio Balhmann.

No início da lista de tarefas está o projeto da refinaria de petróleo, o qual foi abandonado pela Petrobras, mas, segundo tem anunciado o governador, encontrou acolhida na gigante chinesa Guandong Zerong Energy. Balhmann já afirmou que há um grupo técnico liderado por um executivo da área trabalhando no projeto direto da China.

Dados captados por equipes técnicas do governo cearense, inclusive, são enviados para este grupo que trabalha no desenvolvimento do projeto ambiental e técnico do empreendimento, cuja cifra está estimada em cerca de US$ 5 bilhões.

Sobre a captação de recursos, o Assessor de Assuntos Internacionais contou recentemente que a "engenharia financeira" da refinaria está sendo desenvolvida e esta etapa diz respeito justamente à definição de quais são os possíveis financiadores do projeto e quanto cada uma das etapas deve custar.

Fundo

Originado da parceria entre o governo brasileiro e o chinês, o Fundo Brasil-China surge nesse cenário também como uma opção para a refinaria cearense, uma vez que dispõe de US$ 20 bilhões disponibilizados pelo China Latin America Industrial Cooperation Investment Fund (Claifund).

No evento de lançamento, o Fórum de Investimentos Brasil 2017, o Ceará enviou comitiva com o primeiro esquadrão do governo, que teve a missão de apresentar o Estado e fazer contatos para negociações futuras.

Nesta ocasião, o pacote de concessões foi mostrado e a oportunidade de ancorar projetos nas áreas de energia, recursos minerais, serviços digitais, agribusiness, tecnologia avançada e logística foram enxergados pelos secretários Maia Júnior (Planejamento) e Cesar Ribeiro (Desenvolvimento Econômico), além do próprio Balhmann.

Reunião com prefeito

Enquanto não segue para o exterior, Camilo disse que deve cumprir agenda com o prefeito Roberto Cláudio nesta quarta-feira (23), para tratar de "uma série de ações importantes" e "uma agenda de novos investimentos para a Capital cearense".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.