Caderno celebra 10 anos de Gestão Ambiental

Temas como resíduos sólidos, água, energias renováveis e o bioma Caatinga estão nas edições comemorativas

Escrito por Redação ,
Legenda: A água é um bem essencial à vida humana e deve ser preservada a todo custo pela sociedade, já que, como todo recurso natural, também é escassa

Como parte das comemorações pelos dez anos da página de Gestão Ambiental do caderno de Negócios do Diário do Nordeste, o jornal circula hoje com um especial de quatro páginas abordando a utilização da água.

O primeiro fascículo temático alusivo aos dez anos da página de Gestão Ambiental foi publicado no Dia Mundial do Meio Ambiente e abriu espaço para a questão dos resíduos sólidos.

Ainda como parte das comemorações, no dia 27 de agosto será publicado um novo caderno, desta feita, sobre as energias renováveis; no dia 24 de setembro, uma página especial falará sobre o bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga; dia 15 de outubro, a temática será o consumo consciente e no dia 16 de novembro, uma avaliação com a sociedade civil organizada dos dez anos da Gestão Ambiental.

Na reportagem de hoje é mostrado como a água é retirada da natureza e por quais processos passa até chegar às nossas torneiras. Para quem reside na Região Metropolitana de Fortaleza, é a partir do Açude Gavião, a 33 quilômetros da Capital cearense, que todo esse procedimento tem início. Nada menos que 90 profissionais trabalham para manter a Estação de Tratamento do Açude Gavião (ETA-Gavião).

O equipamento trata de 8m³ de água por segundo e até 22 milhões de metros cúbicos por mês. Tudo isso para beneficiar 2,7 milhões de pessoas com água potável em suas residências. A ETA-Gavião é a maior estação de filtração direta do Brasil. Com a escassez de água, ocasionada em parte pelas mudanças climáticas que afetam o Planeta, é preciso encontrar formas de preservá-la ao máximo. Uma dessas maneiras é o aproveitamento da água da chuva. Isso vem sendo feito no campo, por meio das cisternas. Nesse tocante, o Ceará desponta como o Estado com maior número de equipamentos, quase 118 mil entregues a moradores de comunidades rurais nos últimos dois anos.

No espaço urbano, através de iniciativas como a de algumas construtoras. A C. Rolim Engenharia é um exemplo. Ela é pioneira no Ceará em investir em soluções sustentáveis para edificar seus empreendimentos.

Outro pioneiro nessa questão é o Shopping Iguatemi que, desde a década de 80, faz a reutilização da água, com sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Desde 1993, um programa inteligente de reúso garante redução de impacto no meio ambiente e no custos condominiais para lojistas. Essas histórias podem ser conferidas no caderno especial.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.