Brasil investiga bancos por cartel

Escrito por Redação ,

Brasília. O Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) tem indícios de que o cartel para manipular taxas de câmbio investigado pelo órgão atuou no Brasil entre 2007 e 2013. De acordo com o superintendente geral do conselho, Eduardo Frade, entre 2009 e 2011 foram firmados contratos em real. No restante do período, os contratos manipulados eram em outras moedas.

Frade disse que somente bancos estrangeiros estão sendo investigados. Segundo o superintendente, não há previsão de quando ele enviará parecer para o plenário do Cade, que é responsável por julgar as empresas envolvidas. Frade disse que dificilmente isso será feito neste ano.

Processo administrativo

A superintendência geral do conselho instaurou, na tarde da última quinta-feira (2), processo administrativo para investigar suposto cartel na manipulação de taxas de câmbio envolvendo o real e moedas estrangeiras. O esquema seria internacional e são investigados Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered, UBS, Banco Standard de Investimentos e Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, além de trinta pessoas físicas.

Caso sejam condenadas, as pessoas jurídicas investigadas pagarão multa de 0,1% a 20% do faturamento do grupo no ramo de atividade. Por sua vez, as pessoas físicas poderão pagar de 1% a 20% da multa aplicada para as empresas, no caso dos administradores dos bancos, e de R$ 50 mil a R$ 2 bilhões para não administradores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.