'BC atua no câmbio quando julga necessário'

Escrito por Redação ,

Brasília. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou ontem, que o Brasil usa o modelo de câmbio flutuante e que o Banco Central (BC) faz operações para mitigar volatilidades quando considera necessário. O FMI defendeu nesta terça-feira, em relatório, que o Brasil faça intervenção no câmbio para conter o excesso de volatilidade da moeda brasileira. Questionado se o momento exige algum tipo de medida nesse sentido, Barbosa foi reticente.

> Ceará é o 3º em vistos de trabalho para estrangeiros

"Essa é uma área de atuação do Banco Central, nós seguimos a política de câmbio flutuante e o Banco Central faz suas operações cambiais quando achar necessário fazer isso para reduzir a volatilidade. Sobre isso, não tenho nada a acrescentar", disse.

FMI

Segundo o FMI, "a intervenção no mercado de câmbio, incluindo pelo uso de derivativos, pode ser apropriada para resolver bolsões de excesso de volatilidade no mercado".

Fora desse objetivo, a avaliação dos economistas da instituição é que o melhor é deixar o real flutuar. Por isso, o relatório destaca que foi positivo o fim do programa de swap do Banco Central, em março.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.