Azul adia início das operações em Jeri

De acordo com a companhia aérea, a alteração é devido a não-certificação do terminal pela Anac

Escrito por Ingrid Coelho - Repórter ,

A dois dias da data para a qual estavam marcados os primeiros voos da Azul sem escala para Jericoacoara, a companhia aérea informou ontem (4) que, devido à não-certificação do Aeroporto de Jericoacoara junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a primeira operação comercial no equipamento foi novamente adiada, dessa vez para 1º de julho. A data já havia sido postergada quando passou de 7 de abril para 7 deste mês.

O terminal tem cinco voos fixos já garantidos – quatro pela Azul e um pela Gol Linhas Aéreas. No fim de março, era aguardado o término do processo de certificação pela Anac para que os voos comercias começassem a operar normalmente. À época, a estimativa do Departamento Estadual de Rodovias (DER), responsável pela administração do Aeroporto de Jeri, era de que, até o final da primeira quinzena de abril tudo estivesse dentro dos conformes junto à Anac.

A Azul informou ainda que a data pode ser novamente adiada, caso a homologação não ocorra a tempo da data estimada pela companhia para o início da operação. Caso os voos da companhia comecem a operar na data prevista, o primeiro voo sairá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, às 12h10 com chegada em Jericoacoara prevista para 15h40. No sentido inverso, o voo decola às 16h10 de Jeri para São Paulo, chegando às 19h40.

Também sairá um voo de Recife às 13h16min com chegada prevista para 14h40 ao terminal cearense. Ele sai novamente com destino a Recife às 15h10, chegando à capital pernambucana às 16h46. A Azul informou ainda que fica mantida a pretensão de implementar voos extras durante o mês de julho em decorrência da alta estação. Segundo a Azul, ainda não é possível informar quantos voos extras devem operar no período por conta da incerteza da data de início de operação do equipamento.

A Gol já havia informado a pretensão de operar uma frequência aos sábados, partindo de São Paulo, a partir do anúncio de aprovação por parte da Anac sobre a certificação do Aeroporto de Jericoacoara. Em nota, a companhia aérea informou que “a Gol fez a solicitação para operar voos em Jericoacoara, porém aguarda aprovação dos órgãos competentes”.

Em andamento

Por meio de nota, a Anac disse que o processo de Certificação Operacional do aeroporto de Jericoacoara, condicionante para a realização de voos regulares, está em andamento. “A inspeção in loco, realizada no período de 20 a 23 de março, demanda a elaboração do relatório de análises para atestar o atendimento aos requisitos normativos. Informamos, ainda, que não há prazo regimental para finalização do processo”, completou a agência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.