Aeroporto: obras e melhorias ocorrerão simultaneamente

Início será exatamente quando a Fraport assumir sozinha a administração do terminal de Fortaleza

Escrito por Redação ,

As obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, bem como as melhorias previstas no contrato de concessão deverão ocorrer conjuntamente, segundo garantiu a Fraport Brasil. "Em relação à revitalização do Aeroporto, as obras e melhorias andarão juntas quando a Fraport assumir oficialmente a gestão", informou a companhia em nota.

A concessionária deverá assumir sozinha o Pinto Martins em meados de janeiro, quando completam os três meses da gestão compartilhada com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A Fraport iniciou essa fase exatamente em 24 de outubro, um dia após o Plano de Transferência Operacional (PTO) ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em relação às edificações inacabadas do antigo projeto de ampliação do Aeroporto, a Fraport informou que não há novidades sobre a análise técnica que a companhia está realizando para saber se aproveita a estrutura.

d
Segundo afirmou, no início deste mês, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Cesar Ribeiro, provavelmente a companhia não deve aproveitar a edificação. "Pelo o que eles já comentaram, pelo o que eles já viram, eles não vão conseguir utilizar a obra que foi executada no passado".

De acordo com ele, apenas a fundação da obra talvez seja aproveitada. Ribeiro ressaltou, no entanto, que a nova administradora do aeroporto ainda não tem o laudo de engenharia para verificar a possibilidade de utilizar a estrutura existente.

Intervenções

Entre as obras previstas para o Aeroporto, orçadas em R$ 600 milhões, investidos em cerca de dois anos, destacam-se a ampliação do terminal de passageiros de 35,6 mil m² para 61 mil m² e a pista de pousos e decolagens em mais 210 metros, totalizando 2.755 metros.

Além disso, segundo a Fraport, serão adicionadas sete pontes de embarque, totalizando 12 pontes, cujo serviço deve atender a aeronaves de grande porte, conforme afirmou a CEO da companhia no Brasil, Andreea Pal.

Segundo a executiva, entre as obras obrigatórias estão o aumento da pista e da área de escape, novas posições de aeronaves, ampliação da pista de rolamento e nivelamento de faixas e remoção de obstáculos.

Já entre as intervenções consideradas necessárias pela Fraport estão a criação de novos portões de acesso, renovação de cercas, novos limites entre as áreas internas e externas do terreno do Aeroporto, reforma de pistas de rolamento e das vias de serviço e extensão do pátio de manobras de aeronaves.

Melhorias

Com as obras no Pinto Martins, a Fraport Brasil também prevê diversas melhorias na estrutura existente, como reformas de banheiros e fraldários, sinalização de terminais, Wi-Fi gratuito de alta velocidade e iluminação externa para acessos de rodovias, estacionamentos, terminais de passageiros e cargas, além de outras áreas.

Além disso, estão previstas as melhorias no ar condicionado, escadas rolantes, esteiras, elevadores e correias transportadoras de bagagem e manutenção geral de superfícies em áreas para passageiros, como paredes e pisos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.