41% compram pelo smartphone

Escrito por Redação ,

Fortaleza/São Paulo. Um número cada vez maior de brasileiros tem passado a comprar pela internet utilizando o telefone celular. A constatação é de uma pesquisa Global Consumer Insights 2018, divulgada, ontem (3), pela PwC. O estudo indica que sete em cada dez brasileiros realiza a compra regular pela internet. Desses, 41% compram pelos smartphones e 30% via tablets, um crescimento significativo em relação a 2013, quando esses percentuais eram de 15% e 20%, respectivamente.

A frequência com que os consumidores brasileiros compra na internet também tem aumentado. Em 2018, a parcela de consumidores que diz comprar online regularmente, pelo menos uma vez por mês, chegou a 65%, de acordo com dados de pesquisa da PwC. Esse percentual era de 58% quatro anos antes.

Leia ainda:

> Ceará abre 10 lojas virtuais por dia; faturamento salta 43% em 2017 
> Preços de produtos vendidos online têm queda de 2,11%
 
"É uma tendência consistente no mundo inteiro, a frequência de compras no online cresce ano a ano", avaliou Ricardo Neves, sócio da PwC e especialista em Varejo e Consumo.

Apesar do crescimento da venda online, a frequência dos consumidores nas visitas a lojas físicas subiu no último ano. Ela chegou a 61% de pessoas que dizem ter ido a uma loja ao menos uma vez por mês. Em 2017, o porcentual era de 55%. No longo prazo, no entanto, a loja física perdeu espaço.

Para Neves, as lojas físicas viram a frequência de clientes cair, sobretudo nos anos de crise. Ele acredita que hoje esse canal de vendas parece estar se estabilizando, mesmo num cenário em que as compras online crescem.

Tendência

De acordo com o presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB Ceará, Renato Torres, essa é uma tendência no Brasil e no mundo. "Devido à praticidade da compra online, a frequência desse tipo de venda e compra cresce a cada ano. Devemos ter cuidado com os golpes virtuais, mas ao mesmo tempo temos que estar cada vez conectados ao mundo online. De acordo com a própria pesquisa da PWC, a parcela de consumidores que diz comprar online regularmente, pelo menos uma vez por mês, chegou a 65%", diz.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.