Foto: Fabiane de Paula
Durante a criação do Plano Plurianual (PPA) de Fortaleza para o período de 2026 a 2029, mais de 1,6 mil propostas foram enviadas pela população para tratar sobre o tema de mobilidade, acessibilidade e transporte público. Esse foi o eixo com mais sugestões populares entre os 12 que compõem o documento.
O PPA é um instrumento que orienta o planejamento e a gestão para os próximos 4 anos. No início de setembro, a Prefeitura apresentou à Câmara Municipal o Plano Plurianual de Fortaleza para o período de 2026 a 2029.
O documento organiza objetivos, programas e indicadores, ações e produtos, definindo os limites orçamentários de cada política pública. Entre diversas informações técnicas, ele traz sugestões populares sobre diferentes eixos.
Para a criação do PPA 2026–2029, foram realizados 39 fóruns territoriais presenciais e uma plataforma online foi lançada para receber contribuições.
Veja a seguir as principais sugestões populares na área da mobilidade e do transporte.
Principais ideias: Ampliar e qualificar a sinalização viária (faixas, semáforos, placas); Controlar a velocidade com implantação de lombadas e radares; Promover campanhas educativas voltadas a motoristas, motociclistas e pedestres; Construir calçadas amplas, ciclofaixas e corredores exclusivos para motocicletas.
Principais ideias: Implantar pontos de apoio com banheiros, áreas de sombra e acesso à água potável; Requalificar vias com asfaltamento, redução de buracos e sinalização; Reduzir taxas e impostos para licenciamento e documentação.
Principais ideias: Padronizar calçadas com piso tátil e largura mínima regulamentar; Garantir acessibilidade universal com rampas de acesso e faixas elevadas; Melhorar a iluminação e segurança em viadutos e passarelas.
Principais ideias: Aumentar a frota de ônibus e reduzir tempo de espera; Instalar paradas de ônibus seguras e cobertas; Implementar integração tarifária com bilhete único.
Acompanhe o site do Diário do Nordeste.