João Gomes e João Gilberto têm repertórios unidos em projeto musical da cantora Mãeana

Artista carioca é uma das atrações da programação de aniversário da Estação das Artes deste sábado (30)

Escrito por João Gabriel Tréz , joao.gabriel@svm.com.br
Mãeana retorna à Estação das Artes após apresentar o show do projeto no equipamento em 2023
Legenda: Mãeana retorna à Estação das Artes após apresentar o show do projeto no equipamento em 2023
Foto: Thiago Matine / divulgação

Ambos nordestinos, precursores de gêneros populares das respectivas épocas, donos de vozes características, com nomes artísticos de iniciais iguais. Apesar das inegáveis diferenças, é possível encontrar inúmeras aproximações — das mais sensatas às mais excessivas — entre os cantores João Gilberto (1931-2019) e João Gomes

Várias delas foram percebidas pela cantora e compositora carioca Mãeana, que, a partir disso, criou um projeto musical com os repertórios dos dois artistas. Neste sábado (30), a Estação das Artes recebe o show "Mãeana canta JG" dentro da programação de aniversário de dois anos do equipamento. É a segunda vez que a cantora se apresenta no local.

Veja também

“O primeiro disco de João Gomes, chamado ‘Eu tenho a senha’ [lançado em 2021], me tocou de um jeito raro que pude comparar (mesmo que de brincadeira) ao jeito com que ‘Chega de Saudade’ [música de João Gilberto lançada em 1958] tocou as pessoas”, compartilha a artista em entrevista ao Verso.

“Isso foi a primeira comparação que surgiu. Depois a questão das iniciais e da sofrência em diferentes épocas”, segue. “Aos poucos, bem aos poucos”, a cantora foi pesquisando os repertórios dos dois e reunindo algumas músicas para montar o projeto. 

"Mãeana canta JG", inclusive, nasceu como um show, em outubro de 2022. Desde então, com períodos específicos de pausa, a artista tem se apresentado semanalmente em Salvador, onde mora, com o formato. 

“A prática constante é maravilhosa. É como poder finalmente morar em um show, me sentir em casa, me sentir no meu corpo, como se o show fosse meu corpo, podendo crescer, evoluir, sonhar, cuidar”, reflete.

Projeto conta com quatro EPs lançados; álbum completo está entre os planos da artista
Legenda: Projeto conta com quatro EPs lançados; álbum completo está entre os planos da artista
Foto: Thiago Matine / Divulgação

Com o sucesso das apresentações na capital baiana, o show começou a circular e, ao projeto, se somou a gravação de algumas das músicas. A partir de junho de 2023, a artista passou a lançar EPs de duas faixas que trazem registros em estúdio de parte do repertório.

A estreia se deu com “Meu Pedaço de Pecado” e “Tô Sem Você”, ambas de João Gomes. Já no segundo, a faixa de abertura uniu “Digo ou Não Digo”, do pernambucano, a “Insensatez”, reconhecida na voz de João Gilberto.

Outro encontro entre os JGs na voz de Mãeana foi lançado no início deste ano, na faixa “Fica Comigo / Chega de Saudade”. Todas as canções lançadas irão compor um álbum.

"Estamos quase finalizando isso. As gravações de estúdio são sempre muito diferentes do som ao vivo, mas complementam a criação e ir aos poucos nos permitiu chegar mais longe”
Mãeana
cantora

Além de unir João Gomes e João Gilberto, Mãeana une ambos a si mesma, propondo uma estética específica e releituras que se aproximam da musicalidade anterior da artista, que já lançou três álbuns sob a atual alcunha e foi vocalista da banda Tono.

'Mãeana canta JG' é marcado por 'estética kitsch florida barroca punk trash, tudo isso ao mesmo tempo', como define a artista
Legenda: "Mãeana canta JG" é marcado por "estética kitsch florida barroca punk trash, tudo isso ao mesmo tempo", como define a artista
Foto: Alfamor / Divulgação

“Busquei em mim a estética kitsch florida barroca punk trash, tudo isso ao mesmo tempo, o que me faz me sentir em casa pra cantar. Melodicamente, busco apenas seguir o que ouço e amo neles”, compartilha.

Conectados, na avaliação de Mãeana, por serem “homens que se mostram vulneráveis e, ao mesmo tempo, excelentes em seu ofício, simples e humildes na forma”, os dois chegam “direto ao coração” do público.

“Existe algo direto neles que eu prezo em mim também. Acredito numa conexão com a verdade, sem melindres, sem artifícios, sem floreios, do gogó direto ao coração”, sustenta. É este, também, o gesto proposto pelo projeto.

Como a artista escreveu nas redes sociais em setembro de 2022, às vésperas do show de estreia de "Mãeana Canta JG", “o desejo (e o desafio) é misturar as levadas dos dois Joãos. Trazer a ‘pegadadevaqueiro’ prum ‘cantinhumviolão’ e vice-versa. Se for amor, espero vocês!”. Fica o convite.

Aniversário da Estação das Artes

A apresentação de Mãeana compõe as comemorações de aniversário de dois anos da Estação das Artes. O equipamento começou a promover programação especial gratuita na última quinta-feira (28), e segue até o domingo (31) com atrações musicais em todos os dias.

Nesta sexta-feira (29), a festa contará com show da cantora Letrux e discotecagens dos DJs da Festa Lá em Cima e Darwin Marinho. Já no dia da apresentação de Mãeana, sábado (30), também serão atrações a cantora Lorena Nunes e os cantores e músicos Bem Gil e Moreno Veloso.

Finalmente, a programação do domingo (31) conta com show da dupla Marcelo di Holanda e Mateus Farias, que convidam o pernambucano Martins. A apresentação começa a partir das 13h30. 

Todos os shows são gratuitos. Para sexta e sábado, parte dos ingressos já foi liberada virtualmente, mas ainda haverá distribuição de 500 ingressos por ordem de chegada a partir das 18 horas em ambos os dias. No domingo, o acesso também será por ordem de chegada a partir da abertura dos portões, às 10 horas.

Mãeana canta JG

Quando: sábado (30), a partir das 18 horas
Onde: Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)
Entrada gratuita. 500 ingressos serão disponibilizados por ordem de chegada; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário; 1500 ingressos já foram distribuídos on-line nos dias 22 e 27
Mais informações: @estacaodasartes

Siga a artista

Instagram: @maeana_ 
Spotify: no link

Assuntos Relacionados