Estação das Artes celebra dois anos com festa, novo edital de projetos e fortalecimento de ações

Equipamento cultural do Governo do Estado promove programação de aniversário de 28 a 31 de março

Escrito por João Gabriel Tréz , joao.gabriel@svm.com.br
Estação das Artes já recebeu público de mais de 200 mil pessoas em mais de 400 ações nestes dois anos de atuação; na foto, registro de show da dupla Marcelo di Holanda e Mateus Farias
Legenda: Estação das Artes já recebeu público de mais de 200 mil pessoas em mais de 400 ações nestes dois anos de atuação; na foto, registro de show da dupla Marcelo di Holanda e Mateus Farias
Foto: Tainá Cavalcante / Divulgação

Desde o dia 30 de março de 2022, as idas e vindas diárias à antiga Estação Ferroviária Dr. João Felipe deram lugar a uma movimentação diferente a partir da inauguração da Estação das Artes. Para celebrar os dois anos dessa vocação cultural e artística, o equipamento promove entre os dias 28 e 31 de março programação especial de aniversário.

Para além do evento comemorativo, a Estação das Artes — que compõe a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e é gerida pelo Instituto Mirante — prevê para o novo ano de atuação o lançamento de novo Edital de Projetos Artísticos, a fixação de datas no calendário de lazer da Capital e o fortalecimento do relacionamento com o território do bairro Moura Brasil.

Veja também

Nestes dois anos de Estação, o público total ultrapassa a casa de 200 mil pessoas. Dentre as mais de 400 atividades realizadas no período, estão shows, festas, espetáculos de teatro, circo e dança, exposições, festivais de diferentes linguagens e feiras gastronômicas, entre outras.

A programação do aniversário — que inclui artistas como Eliane, Letrux e Lorena Nunes — vem se somar à lista. Também entre as atrações, o músico Mateus Farias — que se apresentará no domingo, 31, com o parceiro musical Marcelo di Holanda e o pernambucano Martins — já fez shows no equipamento desde o primeiro ano.

Em 2022, Mateus e Marcelo se apresentaram pela primeira vez no espaço no lançamento do disco “Clássicos do Forró”, em setembro. “A gente esperava no máximo 700 pessoas, e a gente fez lotação máxima na casa”, lembra o artista. 

"A gente pegou, desde que a Estação abriu, várias etapas: desde esse primeiro momento, onde a gente pensava que ia dar menos da metade e lotamos a casa, onde a estrutura ainda não atendia muito bem a casa lotada, até o nosso último show, onde tudo já estava bem diferente, onde já tínhamos toda a estrutura necessária para um show”
Mateus Farias
músico

Planos da gestão

Como adianta a diretora da Estação das Artes Uliana Lima, a intenção é fortalecer o marco comemorativo a cada ano no calendário de eventos de Fortaleza.

“2024 será um ano de fixarmos algumas datas importantes no calendário de lazer da população, como é o caso do próprio aniversário, e a Estação Férias, nos meses de férias escolares, que desde 2023 vem se consolidando como um período importante”, compartilha em entrevista ao Verso.

Estação das Artes foi inaugurada em 30 de março de 2022
Legenda: Estação das Artes foi inaugurada em 30 de março de 2022
Foto: Thiago Matine / Divulgação

A gestora destaca, ainda, a “boa receptividade” de outros programas que também devem ser fortalecidos neste novo ano de atuação da Estação. Ela ressalta, por exemplo, o Baila Comigo, realizado mensalmente sempre nas primeiras sextas-feiras do mês.

Segundo Uliana, a atividade consiste em “apresentações de forró que tem como foco principal o público idoso do bairro Moura Brasil”, vizinho ao equipamento. “Em 2024, vamos investir no fortalecimento de iniciativas como essa, que valorizam e ampliam o relacionamento da Estação das Artes com o território onde está inserida”, ressalta.

Para tanto, ela evidencia a articulação realizada em conjunto com o Núcleo de Articulação Comunitária (Naca) do Instituto Mirante, “que atua na perspectiva de construção de redes e parcerias por meio da atuação de educadores e assistentes sociais”, explica.

Shows, festas, espetáculos de teatro, circo e dança compõem a programação semanal do equipamento; na foto, apresentação de 'Circo do K'Os', do grupo K'Os Coletivo
Legenda: Shows, festas, espetáculos de teatro, circo e dança compõem a programação semanal do equipamento; na foto, apresentação de 'Circo do K'Os', do grupo K'Os Coletivo
Foto: Thiago Matine / Divulgação

Outro movimento já previsto para a Estação terá os primeiros passos já realizados em abril, quando será lançado o Edital de Projetos Artísticos, chamada pública voltada à classe artística que recebe propostas para a programação do equipamento.

“Em 2024, com a celebração de dois anos de atividades, buscaremos reforçar a vocação cultural da Estação das Artes como um palco múltiplo, democrático, diverso. O Edital de Projetos Artístico dialoga com este propósito, visto que este é um dos instrumentos da Secretaria da Cultura do Ceará que viabiliza o fomento e a difusão das variadas produções artísticas do Estado”
Uliana Lima
diretora da Estação das Artes

A avaliação geral do músico Mateus Farias , “como artista e como público”, é positiva em relação às atividades oferecidas pelo equipamento. “Temos poucos espaços públicos na Cidade com o porte da Estação das Artes. O diferencial, tanto para os artistas quanto para o público, é que eles estão sempre abertos para escutar e melhorar”, aponta.

“A Estação das Artes, desde sua gênese, nos surpreende, apresentando-se para quem a faz cotidianamente — e aqui devemos incluir a equipe de funcionários, a classe artística e o público frequentador - como um caleidoscópio de possibilidades”, dialoga Uliana.

Dois anos da Estação das Artes

Quando: de 28 a 31 de março
Onde: Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)
Mais informações: @estacaodasartes.ce

Quinta, 28, a partir das 18 horas

  • DJ Nego Célio
  • Silvero Pereira interpreta Belchior
  • Eliane, a Rainha do Forró

500 ingressos disponíveis por ordem de chegada; 1.500 ingressos já foram distribuídos on-line no dia 20

Sexta, 29, a partir das 18 horas

  • DJ Darwin Marinho
  • Letrux
  • DJs Festa Lá Em Cima

500 ingressos disponíveis por ordem de chegada; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário; 1.500 ingressos já foram distribuídos on-line nos dias 21 e 26

Sábado, 30, a partir das 18 horas

  • Lorena Nunes
  • Bem Gil & Moreno Veloso
  • Mãeana

500 ingressos disponíveis por ordem de chegada; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário; 1.500 ingressos já foram distribuídos on-line nos dias 22 e 27

Domingo, 31, a partir das 10 horas

  • Marcelo Di Holanda & Mateus Farias convidam Martins

Acesso por ordem de chegada a partir da abertura dos portões; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário

Assuntos Relacionados