Fortaleza terá sua primeira escola pública de música; saiba detalhes

O equipamento funcionará no bairro Joaquim Távora, no novo Complexo Vila das Artes

Escrito por Redação ,
Pessoa estuda música
Legenda: A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis, como violão, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote e clarinete
Foto: Shutterstock

A primeira Escola Pública de Música de Fortaleza será inaugurada nesta quarta-feira (27). Vinculado à Prefeitura da Capital, o equipamento será gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e funcionará no prédio do novo Complexo Vila das Artes, na rua Capitão Gustavo, no bairro Joaquim Távora.

A escola irá ofertar gratuitamente aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, no intuito de estimular novos talentos e a profissionalização na área.

De acordo com a Prefeitura, a estrutura conta com dez salas de aula, um auditório e uma lanchonete. Os horários de funcionamento serão de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 20h. Além disso, serão recebidos alunos de todas as idades, a partir de oito anos.

Já os cursos ofertados, que terão desde a musicalização infantil até o canto coral, terão a duração de três anos e darão certificado aos participantes.

A iniciativa reflete nosso compromisso em proporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente".
Elpídio Nogueira
Secretário da Cultura de Fortaleza

Para o diretor do ICI, Elenilton Jorge, o equipamento representa "mais do que simplesmente um local de aprendizado". "É um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música", disse.

Veja também

Estrutura da Escola Pública de Música

A Escola Pública de Música está equipada com uma variedade de instrumentos, como violão de seis e sete cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote e clarinete. Também terá espaço para o canto popular, o canto erudito e a musicalização infantil.

Para ministrar os cursos, foram contratados 15 professores com diversas especializações na área da música.

Veja também

Inauguração

Oficialmente, o equipamento será inaugurado nesta quarta-feira (27), com apresentações do bandolinista Hamilton de Holanda Trio (com o álbum "Flying Chicken"), do grupo Marimbanda e do Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, além de músicos convidados.

Na primeira apresentação, Hamilton se une ao pianista Salomão Soares e ao baterista Thiago "Big" Rabello em uma performance que incorpora, também, canções de seus últimos trabalhos, como "Samurai", que fez em homenagem a Djavan.

Além disso, haverá performance do Quarteto de Cordas, composto por Nadilson Gama, Vanêssa Gomes, Jônatas Reis e Johnnie Nascimento, juntamente com convidados especiais como David Calandrine, Lucas Bessa, Eric Diógenes e André Benedecti. O grupo de câmara tem pesquisa de repertório nacional e internacional e busca explorar as diversas sonoridades e potencialidades para esta formação instrumental, por meio de composições e arranjos musicais autorais.

Já o grupo Marimbanda destaca ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova.

Sobre a Escola Pública de Música de Fortaleza

Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira
Horários: 8h às 20h
Público-alvo: alunos de todas as idades, a partir de oito anos
Duração dos cursos: três anos, com certificação

Assuntos Relacionados