WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta segunda-feira (4)

Com o aplicativo fora do ar, usuário já fizeram mais de 17 mil reclamações no site DownDetector

Legenda: Comandados pelo Facebook, os três aplicativos apresentaram instabilidade juntos nesta segunda (4)
Foto: Arquivo

Os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook apresentaram instabilidade no fim da manhã desta segunda-feira (4). Conforme o site DownDetector, que analisa falhas em sites e plataformas, pelo menos 17 mil notificações de problemas foram registradas a partir das 12h50. 

Os aplicativos começaram a voltar a funcionar, para alguns usuários, no começo da noite.

Em comunicado, o Facebook confirmou o problema e afirmou que está trabalhando para que as coisas voltem ao normal. "Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes".

foto do whatsapp
Legenda: Em comunicado no Twitter, o Whatsapp avisou que está trabalhando para que as coisas voltem ao normal
Foto: Reprodução

O WhatsApp e o Instagram também usaram seus perfis no Twitter para confirmar a instabilidade. Até o momento, segundo informação revelada pelo The New York Times, uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada aos data centers da empresa na Califórnia com o intuito de reiniciar manualmente os servidores que comportam as redes.

Veja também

Funcionários do Facebook

Conforme o site norte-americano The New York Times, dois membros do time de segurança do Facebook afirmaram, sigilosamente, que a causa do problema não deve ter vindo de ataques hackers. Eles pontuaram à publicação que os três aplicativos possuem tecnologias diferentes, que não poderiam ser afetadas diretamente por apenas uma invasão.

Para John Graham-Cumming, chefe de tecnologia do Cloudfare, uma empresa de infraestrutura web, a falha deve ter sido ocasionada em algum dos servidores da companhia de Zuckerberg, impossibilitando o login dos usuários por meio da plataforma. 

Ainda de acordo com as informações do New York Times, a comunicação interna do Facebook também apresentou problemas nesta segunda-feira (4), impossibilitando o trabalho dos colaboradores. Por conta disso, alguns deles teriam sido barrados na entrada da companhia, já que o sistema não estava reconhecendo as identidades mostradas nos crachás.

Usuários do Twitter

No Twitter, outra rede social, usuários relataram os problemas de acesso. Pelo menos 407 mil tweets foram registrados  sobre o tema em cerca de dez minutos, levando o WhatsApp aos Trending Topics no início desta tarde.

Por conta disso, muitos resolveram brincar com a situação. Os memes, claro, fizeram referência ao apagão em decorrência da falta de contato.

Foto: reprodução/Twitter

Foto: reprodução/Twitter

Não faltou o comentário do próprio Twitter, que aproveitou a ocasião para obter repercussão entre os usuários da plataforma. "Oi, literalmente, todo mundo!", escreveu o perfil.

Legenda: Até o Twitter aproveitou a oportunidade para comentar o problema juntos com os usuários
Foto: reprodução/Twitter

 

 

 

 


Assuntos Relacionados