Mãe de Henry Borel, Monique Medeiros teria sido agredida e enforcada por Dr. Jairinho, revela defesa

Os representantes legais da professora afirmaram que ela tem medo do companheiro, por isso não teria contato a verdade antes

Escrito por Redação ,
Monique Medeiros durante entrevista ao Fantástico
Legenda: A equipe de advogados solicitou que Monique Medeiros possa prestar novo depoimento à Polícia
Foto: reprodução

A defesa de Monique Medeiros solicitou novo depoimento junto à Polícia Civil e mudou a versão dos fatos apresentados por ela sobre o envolvimento na morte do filho Henry Borel. Agora, a professora afirma que ela vivia uma rotina de agressões e já chegou a ser enforcada pelo companheiro, o médico e vereador carioca Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho (sem partido). 

Os novos representantes legais da mãe do menino, Thiago Minagé, Hugo Novais e Thaise Mattar Assad dizem que, com a prisão temporária do político, Monique agora se sente segura para falar a verdade sobre a relação do casal. As informações são do O Globo

"Tanto a babá, quanto a ex-namorada afirmaram ter medo dele (Jairinho). Será que a única pessoa que não teve o depoimento influenciado por Jairinho foi Monique? É uma questão de raciocínio", argumentou ao jornal o advogado Hugo Novais. 

Na petição enviada pela equipe de juristas ao procurador-geral de Justiça, solicita a designação de um “promotor especial para acompanhar o inquérito”.

Veja também

Primeira versão 

No depoimento apresentada ao delegado Henrique Damasceno, titular da 16ª DP, em 18 de março, Monique disse ter dado banho em Henry, por volta de 20h do dia 7 de março, e depois o colocado para dormir na cama do quarto em que dividia com o companheiro. Ela e Jairinho teriam ficado na sala, assistindo televisão. 

Segundo o relato da professora aos investigadores, Henry levantou três vezes até 1h50, sendo levado de volta ao cômodo. Com objetivo de não incomodar o sono do filho, o casal teria ido para o quarto de hóspedes para continuar a assistir série. Logo depois, Jairinho teria adormecido. 

Por volta de 3h30, Monique disse ter levantado e chamado o político, que foi ao banheiro. Ao voltar para o quarto em que estava Henry, ela diz ter encontrado o menino caído no chão, com olhos revirados, mãos e pés gelados, e sem responder. 

Ela relata ter gritado por Jairinho, que foi imediatamente ao cômodo. Eles teriam se arrumado rapidamente e se dirigido para o Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. No caminho, a professora diz ter feito uma respiração boca a boca na criança, depois de orientação do parlamentar.

Veja também

Ao chegar na unidade de saúde, ela contou ter gritado pedindo ajuda, tendo recebido atendimento de várias pessoas imediatamente. 

O laudo hospitalar sobre o corpo de Henry concluiu que a criança apresentava as seguintes condições:  

  • múltiplos hematomas no abdômen e nos membros superiores; 
  • infiltração hemorrágica na região frontal do crânio, na região parietal direita e occipital, ou seja, na parte da frente, lateral e posterior da cabeça; 
  • edemas no encéfalo; 
  • grande quantidade de sangue no abdome; 
  • contusão no rim à direita; 
  • trauma com contusão pulmonar; 
  • laceração hepática (no fígado); 
  • e hemorragia retroperitoneal.

Sobre as lesões, Monique afirmou à Polícia que acredita que ele possa ter acordado, ficado em pé sobre a cama, se desequilibrado ou até tropeçado no encosto da poltrona e caído no chão.

Morte de Henry 

Henry Borel morreu na madrugada de 8 de março, no apartamento em que vivia com Monique e Dr. Jairinho, na Barra da Tijuca. Segundo as investigações, ele era agredido pelo vereador com bandas, chutes e pancadas na cabeça. Monique tinha conhecimento da violência desde o dia 12 de fevereiro, pelo menos. 

Henry Borel
Legenda: Dr. Jairinho é suspeito de espancar a criança de 4 anos
Foto: reprodução

Henry foi levado pela mãe e pelo padrasto ao hospital Barra D'Or na madrugada de 8 de março e já chegou à unidade sem vida.

Os investigadores afirmam que Henry foi assassinado com emprego de tortura e sem chance de defesa. O inquérito aponta que a criança chegou à casa da mãe por volta de 19h20 de 7 de março, um domingo, após passar o fim de semana com o pai. 

Veja também

O casal foi preso no dia 8 de abril por suspeita de atrapalhar as investigações e ameaçar testemunhas.

Assuntos Relacionados